João Pessoa 17/12/2018

Início » Esporte » Com Ceará a salvo, cinco lutam contra rebaixamento na última rodada

Com Ceará a salvo, cinco lutam contra rebaixamento na última rodada

O fantasma de rebaixamento se despediu de Ceará nesta segunda-feira oficialmente com o empate entre São Paulo e Sport, mas ainda assombra cinco clubes na tabela. Dois deles disputarão a Série B em 2019, com uma última chance no próximo domingo para impedir o pior.

Com 43 pontos e em 13º lugar, o Ceará é o primeiro a aparecer na tabela sem preocupações para a última rodada além de desfrutar a despedida do Brasileiro de 2019. O Vozão ainda quer assegurar a presença na Copa Sul-Americana, um grande feito para um time que passou 25 rodadas do Brasileiro na zona de rebaixamento.

Com Paraná e Vitória matematicamente rebaixados, sobraram duas vagas no Z4, com cinco candidatos para os postos indesejados, nesta ordem: Fluminense (42 pontos), Vasco (42), Chapecoense (41), América Mineiro (40) e Sport (39). Os rebaixados serão definidos pelos resultados de quatro jogos, com confronto direto entre Flu e América.

DATA COMPETIÇÃO FASE
02/12/2018
Brasil
R38 Chapecoense 17:00 São Paulo
02/12/2018
Brasil
R38 Fluminense 17:00 América Mineiro
02/12/2018
Brasil
R38 Ceará 17:00 Vasco
02/12/2018
Brasil
R38 Sport 17:00 Santos

As contas por clube

Fluminense: Dono da pior sequência atual, com o recorde de seca de gols no Brasileiro de pontos corridos, o Tricolor só será rebaixado se for derrotado pelo América. Ainda assim pode se salvar, mas terá de torcer por ao menos um dos seguintes resultados: derrota do Vasco ou empate/derrota da Chape.

Vasco: O fato de o Ceará ter se salvado na rodada pode fazer bem ao Cruz-Maltino, que terá um rival sem muito interesse na rodada final. Assim como o Flu, o Vasco só será rebaixado se perder. Caso seja derrotado, terá de torcer por pelo menos dois entre Chape, América e Sport não vençam.

Chapecoense: A vitória basta à Chape. O empate significa que Sport e América não podem vencer. Em caso de derrota, o clube é ultrapassado pelo time mineiro com empate por conta do saldo e pelo Sport com vitória.

América Mineiro: A vantagem do América é o confronto direto, o que significa que o time ultrapassa o Fluminense se vencer e escapa do rebaixamento. O empate ainda pode bastar, mas tem de torcer por derrota da Chape e ao menos um empate do Sport. A derrota significa rebaixamento.

Sport: O time pernambucano tem a pior situação entre os cinco. Precisa vencer a qualquer custo e contar com combinação de resultados para ultrapassar dois dos outros candidatos. O Sport pode até ultrapassar o Fluminense nesta combinação, mas teria de tirar um saldo de oito gols, o que é improvável.

O Gol