Com Ronaldinho, Fluminense encara o Avaí neste sábado.

ronaldinho ressacaRonaldinho Gaúcho domina a bola em treino do Fluminense na Urca – Nelson Perez / Fluminense

No Fluminense, antiguidade é posto. Pelo menos este foi o critério adotado pelo técnico Enderson Moreira na hora de escalar o time que neste sábado, às 18h30m, vai enfrentar o Avaí, em Florianópolis. Ele optou por Gustavo Scarpa e Magno Alves para substituir, respectivamente, Gérson e Fred, em detrimento a Cícero e Wellington Paulista, que acabaram de chegar às Laranjeiras. Mas o próprio treinador fez questão de deixar claro que há casos e casos.

— O jogador tem que chegar, se adaptar, conhecer os companheiros. Magno Alves e Pierre já estão aqui há mais tempo. Já o Ronaldinho Gaúcho é um caso especial. Desde o momento que pisou aqui, os holofotes estão em cima dele. Trata-se de um jogador fora da curva — explicou Enderson, que escalou Ronaldinho como titular cinco dias após o craque se apresentar para treinar.
Apesar de ser um treinador relativamente novo (43 anos), Enderson Moreira já conhece bem o mundo do futebol. Ele sabe que não seria tão simples deixar Ronaldinho no banco. Na verdade, seria quase impossível, pelo menos por enquanto. Com Cícero e Wellington Paulista é outra história.

Apesar de já não ser o mesmo jogador que foi eleito por duas vezes o melhor do mundo (2004 e 2005), Ronaldinho Gaúcho ainda é uma grande atração. Nesta sexta, ele foi o centro das atenções nas Laranjeiras. Depois do treino, um grupo de mais de 30 pessoas, sendo que 14 eram jogadores adolescentes americanos que participam de um intercâmbio com o Fluminense, esperou mais de meia hora para tirar fotos com o astro. Foram centenas de cliques. Enquanto isso, Cícero e Wellington Paulista tomavam banho tranquilamente.

Ronaldinho Gaúcho, por sinal, terá papel fundamental no jogo. Ele jogará como meia, e não como falso 9, como aconteceu diante do Grêmio.

— Não vou adiantar se ele (Ronaldinho) vai jogar pela direita, pela esquerda ou mais centralizado. Isso não importa. Onde ele estiver, será o nosso armador, o cara que vai prepara as jogadas ofensivas – despistou Enderson.

Técnico vai observar Gérson

Liberado até acertar definitivamente sua situação com o Roma, Gérson não viajou para Florianópolis, apesar de sua viagem para a Europa estar marcada somente para terça-feira. Oficialmente, o jogador, de 18 anos, está com uma virose, mas Enderson Moreira deixou claro que Gérson só voltará a atuar pelo Fluminense se, ao voltar da Itália, demonstrar que o Fluminense será sua prioridade até a ida em definitivo para o Roma, o que só vai acontecer em dezembro.

Gérson viajará na terça-feira e deverá voltar ao Rio no fim de semana.

— Se ele deixar o Roma de lado e se concentrar em ajudar o Fluminense, vai ser muito útil. Do contrário, não valerá a pena escalá-lo. Neste caso, Gérson vai ficar por aí esperando o tempo passar. Vamos ver como ele retornará da Itália. Vai depender exclusivamente dele — frisou o treinador tricolor.

Avaí x Fluminense

Avaí: Vagner, Nino Paraíba, Jéci, Emerson e Romário; Pablo (Antônio Carlos), Eduardo Neto, Renan Oliveira, Marquinhos e Roberto; André Lima.

Fluminense: Diego Cavalieri, Wellington Silva, Henrique, Marlon e Breno Lopes; Pierre, Edson, Gustavo Scarpa e Ronaldinho Gaúcho; Marcos Júnior e Magno Alves

Juiz: Thiago Peixoto (SP).

Local: Ressacada, em Florianópolis.

Horário: 18h30m.

Transmissão: Sportv, Premiere e Rádios Globo e CBN.

O Globo