Reduzir medidas, combater o inchaço, a flacidez e até a temida celulite. Tudo isso sem sair do conforto da sua casa. Sim, é possível. Muitos movimentos da drenagem linfática e da massagem modeladora podem ser aprendidos e feitos em casa com bons resultados.
“Nada substitui a massagem feita por profissionais capacitados, mas a realizada em casa ajuda, sim. Principalmente se a pessoa usar bons cremes com princípios ativos, como o de extrato de cavalinha e centelha asiática. Em casa, é possível ativar a circulação e melhorar a textura da pele”, explica a fisioterapeuta da Clínica Climest, Josenete Santos.
Ela afirma que o objetivo da massagem modeladora é quebrar as moléculas de gordura e reduzir medidas. Já a drenagem linfática melhorar a circulação do corpo, eliminando através da urina as impurezas e as toxinas do organismo. Por isso, os resultados são ampliados quando se combina as duas técnicas.
“Não adianta quebrar a gordura se ela não tem para onde ir. Ao fazer a drenagem, a gente direciona os líquidos para os gânglios linfáticos, para eliminar este excesso pela urina. Gosto sempre de combinar as duas técnicas”, conta Jose, como é mais conhecida Para bons resultados em casa, é preciso usar cremes de boa qualidade e com princípios ativos
“Existem pessoas que têm alterações hormonais, às vezes pela idade ou mesmo pelo estresse, e que vão acabar retendo mais líquidos. Isso compromete a circulação do sangue no corpo e é mais um motivo para investir na drenagem linfática”, recomenda.
Mas nada adianta passar o dia inteiro massageando o próprio corpo se outros cuidados não forem tomados: manter uma boa alimentação, beber bastante líquido e praticar exercícios físicos, no mínimo, 30 minutos três vezes por semana, são essenciais para um bom resultado.
“Se a pessoa come muito fast-food, fuma e ingere bebidas alcoólicas, a massagem não vai adiantar”, alerta.
Fonte: A Gazeta