Consumidor buscou menos crédito em fevereiro, diz Serasa - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Consumidor buscou menos crédito em fevereiro, diz Serasa

menos dinheiroDemanda por crédito entre consumidores com renda mensal mais baixa, de até 500 reais, recuou 12,4% (Germano Luders)

A demanda do consumidor brasileiro por crédito recuou 9,6% em fevereiro com relação a janeiro, informou, nesta segunda-feira, a Serasa Experian. Na comparação com fevereiro de 2013, no entanto, houve alta de 1%. Neste caso, o avanço é atribuído ao deslocamento do feriado do Carnaval, que neste ano aconteceu em março.

Em nota, os economistas da Serasa Experian afirmaram que a queda na margem registrada em fevereiro reflete “uma conjuntura de fraca demanda do consumidor por crédito”. Neste cenário, eles citam taxas de juros cada vez mais altas e a inadimplência que, embora tenha recuado ligeiramente em 2013, ainda permanece em patamar elevado.             

Ainda na comparação mensal, as maiores quedas na demanda por crédito ocorreram nas camada de renda mais baixa – recuo de 12,4% para os consumidores com rendimento mensal de até 500 reais por mês e queda de 11,3% para aqueles que ganham entre 500 e 1.000 reais. As regiões Sul, Norte e Nordeste concentraram a diminuição da demanda do consumidor por crédito no segundo mês do ano em relação ao primeiro, com quedas de 15,5%, 14,2% e 14%, respectivamente. No Sudeste a retração foi de 5,9%, enquanto no Centro-Oeste, a queda foi de 5,2%.

(com Estadão Conteúdo)