Conta de luz não terá cobrança adicional em abril

Aneel alertou, no entanto, que “é necessário manter as ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício”

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta 6ª feira (29.mar.2019) que a bandeira tarifária verde será mantida em abril. Será o 5º mês sem cobrança adicional nas contas de luz.

Segundo a agência, abril é o mês entre o período chuvoso e o seco nas áreas dos principais reservatórios do sistema interligado nacional de energia elétrica.

A projeção para o mês indica a recuperação do nível dos reservatórios e manutenção da produção de energia nas usinas hidrelétricas.

Apesar de manter as contas de luz sem cobrança adicional, a agência reguladora destacou em nota que “é necessário manter as ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício”.

SINALIZAÇÃO AO CONSUMIDOR

O sistema de bandeiras tarifárias foi instituído pela agência em 2015 com objetivo de sinalizar ao consumidor o custo real da geração de energia elétrica.

A Aneel define a bandeira tarifária mensalmente, com base nas condições climáticas e no nível de água nos reservatórios das hidrelétricas.

A agência explica em quais condições cada bandeira tarifária é acionada

Poder360