Coreia do Norte lança 2 mísseis de curto alcance

Coreia do Norte lança 2 mísseis de curto alcance

Os Estados Unidos e a Coreia do Sul estão investigando o lançamento dos projéteisKCNA (via Fotos Públicas)

A Coreia do Norte lançou 2 mísseis de “curto alcance” na 5ª feira (9.mai.2019), dificultando mais a conquista de 1 acordo de desnuclearização com os Estados Unidos.

A relação entre os 2 países está estremecida depois que a reunião entre o líder norte-coreano Kim Jong-un e o presidente Donald Trump terminou abruptamente e sem acordo.

Segundo funcionários do governo norte-coreano, os mísseis foram lançados de Kusong, no noroeste da nação asiática, com altitude de 50 quilômetros, para cair no Mar Oriental, conhecido como Mar do Japão. Os EUA afirmam que os projéteis voaram mais de 300 quilômetros.

A agência estatal de notícias KCNA informou que Kim Jong-un supervisionou os lançamentos, projetados para “testar a capacidade de reação rápida dos militares”.

Ainda de acordo com o veículo, o mandatário obteve o resultado esperado dos lançamentos e enfatizou que há “necessidade de aumentar ainda mais a capacidade” das Forças Armadas do país.

O presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, afirmou que o lançamento dos projéteis pode ter sido feito por “insatisfação com o resultado das últimas negociações de desnuclearização entre a Coreia do Norte e os EUA”.

A porta-voz do governo sul-coreano declarou que o país está “muito preocupado” e que o feito “não ajuda a melhorar as relações inter-coreanas”.

Trump disse que os Estados Unidos estão investigando o lançamento dos projéteis e afirmou que “o relacionamento continua”.

“Resta ver o que acontece. Sei que a parte norte-coreana deseja negociar, contudo, não penso que ela esteja pronta para isso”, declarou.

Poder360