Coreia do Norte posiciona 300 novos lança-foguetes na fronteira com o Sul

Coreia do Norte posiciona 300 novos lança-foguetes na fronteira com o Sul

coreia goguetesLíder norte-coreano King Jong-un durante parada militar pelo centenário do nascimento de Kim Il-sung, fundador da Coreia do Norte, em Pyongyang(Kyodo/Reuters/VEJA)

A Coreia do Norte posicionou cerca de 300 plataformas de lançamento múltiplos de foguetes adicionais ao longo da linha de frente com a Coreia do Sul, armas que têm a capacidade de aingir Seul, informou neste domingo o Ministério da Defesa sul-coreano.

Os serviços de inteligência sul-coreanos alertaram sobre o último movimento militar de Pyongyang ao norte da região desmilitarizada que separa os dois países no mesmo dia em que a Coreia do Norte anunciou que lançou com sucesso um míssil balístico a partir de um submarino.

Estas plataformas de lançamento múltiplos de foguetes com calibre de 122 milímetros têm um alcance estimado de 40 quilômetros, o que representa que a Coreia do Norte tem no seu alcance várias áreas dos arredores da capital sul-coreana.

Desde 2014, Pyongyang aumentou de forma constante seu desdobramento deste tipo de lança-foguetes ao norte do paralelo 38, segundo afirmou uma fonte sul-coreana de Defesa à agência local “Yonhap”.

(Com agência EFE)