Coutinho usará a camisa 14 do Barcelona, afirma jornal

BARCELONA, SPAIN – JANUARY 08: New Barcelona signing Philippe Coutinho is unveiled at the Camp Nou on January 8, 2018 in Barcelona, Spain. The Brazilian player signed from Liverpool, has agreed a deal with the Catalan club until 2023 season. (Photo by Miquel Benitez/Getty Images)

Ao que parece, o mistério sobre qual número de camisa Philippe Coutinho vai usar em sua primeira temporada no ​​Barcelona​ chegou ao fim. Segundo o jornalista Ángel Pérez, do jornal catalão “Mundo Deportivo”, o brasileiro vestirá a 14 do Barça. Isso porque, Javier Mascherano, dono da “dorsal” atualmente, deverá deixar o clube nos próximos dias para atuar na Superliga Chinesa, onde defenderá o Hebei China Fortune.

Na loja oficial do Barça, no Camp Nou, a repórter Tatiana Mantovani, dos canais Esporte Interativo, registrou que as camisas do defensor argentino já não estão sendo mais vendidas. Entretanto, o número 7, de Arda Turan, que também é cogitado para o brasileiro, não foi visto no local. Vale lembrar que o meia turco ainda não entrou em campo oficialmente pelo Barcelona nesta temporada e vem sendo especulado para voltar ao futebol de seu país.

A lenda Johan Cruyff, o camisa 14 mais famoso da história, também é um dos maiores ídolos da história do clube blaugrana, um dos responsáveis pela criação da “Identidade Barça”. Entretanto, em sua passagem pelo Camp Nou como jogador, o holandês usou a camisa 9, numa época em que a numeração dos titulares do futebol espanhol era apenas de 1 a 11.

Em 1995, quando a numeração dos atletas de La Liga passou a ser fixa durante a temporada, a camisa 14 deixou de ser revesada entre os suplentes de cada partida e passou a ter, de fato, um dono. Coincidência ou não, o primeiro a marcar seu nome no emblemático número foi um Cruyff. No caso, Jordi Cruyff, filho da lenda Johan, que era o então treinador da equipe. Entre 2007 e 2010, outro lendário camisa 14 vestiu o número com as cores azul-grená: Thierry Henry, que participou do histórico “sextete”, comandado por Pep Guardiola.

Confira todos os donos da camisa 14 na história do Barcelona:

1995 a 1996 – Jordi Cruyff

1997 a 2000 – Emmanuel Amunike

2000 a 2005 – Gerard López

2005 a 2006 – Santiago Ezquerro

2007 a 2010 – Thierry Henry

2010 a 2018 – Javier Mascherano

Esporte Interativo