Datafolha: com Campos e Aécio, Dilma venceria eleição no 1º turno - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Datafolha: com Campos e Aécio, Dilma venceria eleição no 1º turno

pesquisaPesquisa Datafolha divulgada neste sábado pelo jornal Folha de S. Paulo mostra que a presidente Dilma Rousseff seria reeleita no primeiro turno se disputasse a eleição contra Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). A presidente teria 42% das intenções de voto, contra 21% de Aécio e 15% de Campos. Votos em branco, nulo ou nenhum registram 16%. Outros 7% não saberiam em quem vão votar.

O levantamento testou quatro cenários para a eleição presidencial, alternando os nomes de Campos e Marina Silva, pelo PSB, e os de Aécio e José Serra, pelo PSDB. Nas outras três combinações, Dilma não alcançaria índice suficiente para garantir vitória no primeiro turno. Na simulação mais apertada, a petista tem 37% das intenções de voto, Marina chegaria aos 28%, e Serra, 20%.

Nas hipóteses de segundo turno, Dilma venceria qualquer um dos possíveis candidatos, de acordo com a pesquisa. A margem mais folgada seria numa eventual disputa contra Eduardo Campos (54% a 28%) e a mais apertada, contra Marina Silva (47% a 41%). Contra Aécio Neves, Dilma venceria por 54% a 31% e contra José Serra, por 51% a 33%.

O Datafolha fez 2.517 entrevistas em 154 municípios. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos. O instituto aponta ainda que nos recortes por idade,renda  e escolaridade, Marina vence Dilma entre os mais jovens – de 16 a 24 anos -, os que têm ensino superior e os que têm renda acima de cinco salários mínimos.

Jornal do Brasil