Defesa Civil de Santa Rita realiza reunião para debater ações preventivas de acidentes em áreas de risco‏

12631406_1651804568402735_4016426230142740870_n - CópiaNa manhã desta sexta-feira (22), a Coordenadoria de Defesa Civil de Santa Rita realizou uma reunião com todos os secretários municipais para discutir ações preventivas de acidentes em áreas de risco de desastres naturais. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

A finalidade da reunião foi planejar de forma objetiva os trabalhos que podem ser feitos no município para que, caso alguma ocorrência de desastre seja registrada, como, por exemplo, inundações e deslizamentos, a Defesa Civil emita alertas e tenha iniciativas imediatas para solucionar os problemas nesses locais.

Na ocasião, foram repassadas para cada Secretaria algumas metas, sem orçamento, que podem ser realizadas como forma de prevenção. Os secretários apresentaram suas reais dificuldades e pontuaram os trabalhos que vão ser feitos durante todo ano, principalmente, no período chuvoso.

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou um Plano de Contingência para Emergência em Saúde Pública por Inundação, no qual apresenta soluções para os efeitos dos desastres na saúde humana. Foram debatidas ainda as ações de gestão de risco, monitoramento e identificação das áreas.

Santa Rita entrou na lista de cidades que têm problemas de riscos geológicos, como enchentes e deslizamentos de encostas. Por isso, já vem sendo feito um mapeamento desses espaços, para em caso de eventos climáticos severos, identificar quem pode ser afetado e o que pode ser feito.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, José Batista Nunes da Silva, está sendo formulado o Plano de Contingência Municipal para Desastres Naturais e Catástrofes, que reunirá as principais metas como uma forma de prevenir os problemas ocasionados pela chuva. O Plano contemplará todo o efetivo público, como também as entidades filantrópicas e religiosas, corpo de bombeiros e serviço de atendimento médico, para caso aconteça algum acidente, já se tenha toda a estrutura física, logística e humana planejada.

 AGÊNCIA SANTA RITA