Dep. Manoel Junior (PMDB-PB) preside comissão de MP que “socorre” a Chesf

manoel-junior x gervásio maia dueloO deputado federal Manoel Junior (PMDB-PB) assumiu, na última quinta-feira (9), a presidência de comissão mista destinada a analisar a Medida Provisória (MP) 677/2015, que autoriza a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) a integrar o Fundo de Energia do Nordeste (FEN). Um dos objetivos da medida será conseguir recursos para empreendimentos de energia na região.

Segundo o texto, um fundo será instituído e administrado por instituição financeira controlada pela União e os investimentos terão de ser encaminhados em pelo menos 50% ao Nordeste e o restante para outras regiões, desde que pratiquem preços inferiores.

Manoel Junior avalia que a MP tem a função de prestar “socorro” ao órgão cujo funcionamento está também comprometido. O texto permite ainda a Chesf, subsidiária da Eletrobrás, estender os contratos de fornecimento de energia com indústrias nordestinas, que venceriam em junho, até 8 de fevereiro de 2037.

“Espero, junto com o relator, num curto e breve espaço de tempo, remeter ao plenário das duas Casas, e, obviamente, depois à sanção presidencial, um texto não apenas para salvar a empresa, mas dar condições de sustentabilidade ao setor energético do Nordeste brasileiro”, destaca.

A relatoria da matéria será responsabilidade do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE).

Assessoria de Brasília