Deputado denuncia nepotismo cruzado envolvendo governo Ricardo Coutinho e Judiciário

janduhy 1O deputado estadual Janduhy Carneiro (PTN) denunciou nesta terça-feira (27) a prática na Paraíba de nepotismo cruzado, a troca de parentes entre agentes públicos em diferentes poderes para que parentes sejam contratados diretamente, sem concurso.

“A imparcialidade é um dos principais em que o magistrado deve se conduzir. Quando há troca de favores para nomeação de parentes de um poder noutro poder, no meu entendimento, se quebra essa imparcialidade. O Executivo depois cobra as faturas do Judiciário”, criticou.

Janduhy explicou que sua denúncia está fundamentada no descumprimento impune de várias sentenças judiciais pelo governador Ricardo Coutinho (PSB).

“Não se pode conceber que decisões transitadas em julgado não sejam cumpridas pelo governo da Paraíba. Estamos num estado democrático de direito e essa prática é inadmissível. Cabe a cada magistrado tomar as providências sobre essas decisões não estão sendo cumpridas, inexplicavelmente, pelo Executivo”.

Para o deputado, aqueles magistrados com parentes nomeados no Poder Executivo deveriam pelo menos se averbar suspeitos.

“Diante desse quadro de nomeações cruzadas, há uma descrença total por parte dos servidores com relação à Justiça paraibana. Os magistrados deveriam manter independência do Judiciário em relação ao Executivo. Do contrário, perdem a credibilidade”, ressaltou.