Deputado intermedia audiência entre entidade de pescadores e secretário do Governo do Estado

mini_09052013064207Um clima de fraternidade e confiança tomou conta do gabinete do secretário executivo de Pesca do Estado da Paraíba, Sales Dantas (PRB), que, a pedido do deputado Jutay Meneses (PRB), recebeu pela primeira vez em audiência oficial nesta terça-feira (07) o presidente de uma das maiores entidades pesqueiras do Estado, a ‘Copa’ (Cooperativa dos Amadores da Pesca e Aquicultura da Paraíba), Jamil Ribeiro. O dirigente esteve no Centro Administrativo acompanhado do diretor financeiro da entidade, José Moisés

Na pauta do ‘festivo’ encontro estavam os pleitos mais importantes da classe pesqueira, principalmente no que se refere à pesca oceânica, uma especialidade do grupo. Na ocasião, discutiram os últimos pontos da liberação de cerca de R$ 200 mil por parte do Governo do Estado – por meio do projeto Empreender-PB – que irá viabilizar as primeiras viagens dos modernos navios pesqueiros adquiridos pela Copa por meio dos incentivos do Governo.

“Esses navios contém o que há de mais moderno no mundo. Além desse espetáculo de tecnologia, sua capacidade de armazenamento, que é de cerca de 25 toneladas, fará a Paraíba entrar de vez na disputa mundial de extração do pescado, já que contamos com duas embarcações”, explicou Jamil.

Ainda durante o “bate-papo”, os dirigentes apresentaram ao secretário toda a rota do atum e quais serão as estratégias utilizadas para a pesca em alto mar.

“Sabemos das riquezas que podemos extrair do oceano para beneficiar a nossa Paraíba. Para se ter uma ideia, essas novas embarcações irão nos levar tão longe que conseguiremos encontrar atuns de até 900kg. Imagine trazer para nossa economia um produto de quase 1 tonelada, tendo seu preço de mercado chegando a R$ 50 o quilo!”, destacou Sales Dantas.

Atento ao diálogo da classe com o secretário de Pesca estadual, o deputado Jutay não escondeu sua empolgação com o novo cenário que vive a pesca nesses últimos meses. Batizado por muitos agora como o “deputado dos pescadores”, Jutay se mostrou orgulhoso com o potencial produtor que o Estado está bem perto de viver.

“Nós estamos falando de embarcações que carregam os equipamentos mais modernos do planeta, e mais: levando a bandeira da Paraíba em seu mastro. Chegou a hora do mundo saber do que somos capazes”, enalteceu Meneses.

Aproveitando o encontro, o parlamentar paraibano convidou os dirigentes a acompanha-lo as visitas que programa fazer à Universidade Federal da Paraíba e Faculdades particulares, em busca de parcerias para o engrandecimento, capacitação e modernização da pesca no Estado.

 

Assessoria