Deputado leva tubulação para tribuna da Assembleia e critica material usado na distribuição de água em JP

toinho do sopão canoO deputado estadual, Toinho do Sopão (PEN) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de forma inusitada nesta terça-feira (29). O parlamentar usou uma tubulação de amianto para criticar o suo do material em pelo menos nove bairros de João Pessoa, na Paraíba.

“Diversos bairros de João Pessoa e cidades da nossa Paraíba, ainda recebem água nas casas através das antigas tubulações feitas de cimento amianto que, além de causar inúmeros transtornos com vazamentos constantes, também pode causar risco à saúde da população e provocar até câncer”, disse o parlamentar.

De acordo com Toinho do Sopão, numa das áreas mais antigas atendidas pelo Sistema de Abastecimento de Água de Marés, a rede com essa tubulação de amianto corresponde a 300 Km, o que corresponderia à distância entre as cidades de João Pessoa a Patos.

Os bairros da Capital onde ainda é possível encontrar tubulação em amianto são o Centro, Tambiá, Róger, Oitizeiro, Jardim Planalto, Cristo, Torre, Bairro dos Estados e Tambauzinho.

O mineral utilizado há décadas pela indústria, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), pode provocar inúmeras doenças como câncer do pulmão, da laringe, do ovário e do trato digestivo.

MaisPB com Assessoria