Deputado Tião Gomes anuncia que o Hotel Bruxaxá será transformado em um hotel escola

O Hotel Bruxaxá, que já foi um símbolo do glamour na cidade de Areia, no Brejo do estado, passará a ser um hotel escola. O anúncio foi feito pelo deputado estadual Tião Gomes (Avante), em pronunciamento na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O projeto funcionará como escola de formação técnica em hotelaria e turismo.

O deputado disse que o comunicado do novo hotel escola foi feito pelo secretário de Educação, Cláudio Furtado, durante reunião com o parlamentar. Tião lembrou que essa era uma luta dele e um sonho antigo dos moradores de Areia e região, que dura quase 20 anos.

“Uma luta do nosso mandato há cerca de 20 anos, um sonho do povo de Areia e região saíra do papel e se tornará realidade. O secretário Cláudio Furtado me deu a boa notícia que o governador João Azevêdo autorizou a realização do projeto do Hotel Escola no antigo Hotel Bruxaxá, símbolo do turismo no Brejo paraibano. Nossa caminhada foi longa nestes últimos anos, procurando sempre uma maneira de conseguir reabrir este hotel, muitas tentativas e só agora com o governador estamos realizando este sonho. E por muito tempo representou a interiorização do turismo na Paraíba e foi durante anos o ponto de referência mais importante do turismo Estadual”, falou o deputado.

O secretário de Educação do Estado, Cláudio Furtado, explicou que o governador foi muito sensível ao transformar o Bruxaxá em um hotel escola. Ele falou como vai ser o processo de reforma e adaptação do prédio.

” O governador sabendo da simbologia do hotel para  Areia e toda a Paraíba, autorizou a reforma e a instalação de uma escola técnica do setor de turismo e hotelaria. Vai ser feito um anexo a escola, a partir do levantamento feito pela nossa equipe técnica. Vamos iniciar o processo de licitação para dar inicio às obras. O hotel escola vai treinar os jovens para o turismo e hotelaria para trabalhar no estado e fora dele”, disse o secretário.

O hotel Bruxaxá foi construído por Wilson Braga em 1985 e fechou as portas no governo de Cássio Cunha Lima. O edifício construído dentro de uma área de 3,35 hectares passará por uma grande reforma e será transformado em um equipamento turístico de hospedagem e formação, em parceria com o Instituto Federal da Paraíba e Governo do Estado, resultando no primeiro campus temático voltado para a indústria do turismo na Paraíba.

O Bruxaxá será instituído dentro do Plano de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, aproveitando a estrutura já construída composta por piscinas para adulto e crianças, salões de jogos, quadra de voleibol, parque infantil, salão de redes, lojas, bar, lavanderia, orquidário e salão de convenções, e 34 apartamentos, sendo duas suítes nobres.

Além de hospedar, o Hotel Escola formará trabalhadores e oferecerá suporte para os destinos turísticos de todas as regiões do estado, a exemplo das opções do brejo paraibano: Caminhos do Frio e Caminhos dos Engenhos.

“O hotel que foi fechado inesperadamente será reaberto e passará a ser um empreendimento de excelência no setor de hospitalidade, protegendo a reputação da indústria do turismo paraibano como destino privilegiado com belezas naturais, profissionais qualificados e receptivos acolhedores. Agora, o hotel escola, irá servir para toda uma região, para todo estado na educação profissional na área de gastronomia, hotelaria, turismo. Agradeço fortemente ao governador João Azevedo, por entender a importância da nossa luta e confirmar a relevância dos nossos projetos para o Brejo e toda Paraíba. Obrigado!”, agradeceu o deputado Tião Gomes.