‘Dia D’ contra pólio e sarampo é neste sábado; veja onde se vacinar

‘Dia D’ contra pólio e sarampo é neste sábado; veja onde se vacinar

Os postos de saúde da Paraíba abrem as portas neste sábado (18) para o chamado Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite. A ação é voltada para crianças na faixa etária de um ano a menores de cinco (4 anos, 11 meses e 29 dias), independente da situação vacinal. A campanha começou no dia 6 e vai até o próximo dia 31 de agosto. Veja abaixo os pontos de vacinação por cidade no estado.

Leia também: Somente 11% das vacinas de pólio e 10% de sarampo foram aplicadas na PB

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, é importante ressaltar que a campanha nacional indiscriminada é voltada apenas para crianças de um ano a menores de cinco anos.

“Os demais só devem tomar a vacina contra o sarampo na rotina, caso não tenham completado o esquema ou não tenham comprovação vacinal. Quem já tomou a tríplice não precisa tomar novamente. Recomenda-se que, ao procurar uma unidade de saúde, o usuário apresente seu cartão de vacinação para avaliação da sua situação vacinal”, explica.

A chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Isiane Queiroga, ressaltou que a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) deve ser aplicada em duas doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade. A população 30 e 49 anos deve tomar apenas 1 dose.

As vacinas estarão disponíveis nos postos de saúde de todos os 223 municípios da Paraíba e a Secretaria de Estado da Saúde reforça a importância da vacinação para evitar novos surtos de doenças que já foram extintas ou estão em processo de eliminação.

João Pessoa

Os prioritários devem procurar o posto de saúde de referência mais próximo de sua casa ou os pontos de vacinação estratégicos abaixo:

  • Praça da Paz – abertura da campanha (das 9h às 16h)
  • Supermercado Extra – Epitácio Pessoa (das 9h às 16h)
  • Shopping Manaíra (das 9h às 16h)
  • Shopping Mangabeira (das 9h às 16h)
  • Shopping Tambiá (das 9h às 16h)
  • Supermercado Atacadão (das 9h às 16h)

Campina Grande

Cerca de 90 Unidades Básicas e Centros de Saúde de todos os distritos sanitários de Campina Grande vão funcionar das 8h às 17h. Na cidade, 23.107 crianças estão aptas a receber as duas vacinas e a meta é vacinar 95% do público-alvo, que corresponde a 21.945 crianças.

Na primeira semana da campanha, apenas cerca de 5% das crianças na faixa etária foram imunizadas na cidade. Foram 4,8% de poliomielite e 5,1% de sarampo. “É fundamental que os pais aproveitem esse dia D de vacinação para imunizar os seus filhos porque a procura ainda está baixa e sabemos da importância dessa proteção para as crianças”, explicou a Coordenadora de Imunização do município, Miralva Cruz.

Cabedelo

No município de Cabedelo a mobilização acontece das 8h às 17h em todas as Unidades de Saúde da Família, com mobilização na Praça Getúlio Vargas e dois postos volantes nos Supermercados Assis, no Centro, e Litoral, em Intermares.

Bayeux

Em Bayeux, a campanha será aberta às 8h30 na Unidade de Estratégia de Saúde da Família, no Bairro Imaculada. A chefe do Núcleo de Imunização informou que a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) também estará sendo aplicada e deve dada em duas doses para o público entre 12 meses e 29 anos, além de profissionais de saúde de qualquer idade. A população de 30 e 49 anos deve tomar apenas uma dose.

Conde

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estarão com vacinas disponíveis e atendendo das 8h às 17h.

Patos

Ao todo serão 23 Unidades Básicas de Saúde (UBS) abertas à população neste sábado (18) em Patos, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. Confira as unidades de saúde que estarão abertas:

Antônio Urquiza – Distrito de Santa Gertrudes
Rita Palmeira – Bairro Belo Horizonte
Aderban Martins – Bairro Belo Horizonte
Diego Lucena – Bairro Vila Mariana
Verônica Vieira – Bairro do Morro
Ernesto Soares – Bairro Juá Doce

Dircê Xavier – Centro de Patos
Bivar Olinto – Bairro Liberdade
Rosinha Xavier – Bairro Liberdade
Doraci Brito – Bairro Maternidade
José de Oliveira Pio – Conjunto Edivaldo Mota
Pedro Firmino – Centro
Itatiunga – Conjunto Itatiunga

Enaldo Torres – Conjunto Batuel Palmeira
Horácio Nóbrega – Bairro São Sebastiao
Solon Medeiros – Bairro Salgadinho
Ministro Ernani Sátyro – Bairro Vila Cavalcante
Haydee Medeiros – Centro
Roberto Ôba – Bairro São Sebastião

Carleusa Candeia – Bairro Santo Antônio
Pedro Leandro – Bairro Monte Castelo
Maria Marques – Bairro Jatobá
Evaristo Guedes – Bairro Mutirão
Geraldo Carvalho – Centro

Portal Correio