Câmara em Foco

Pesquisa encomendada pelo PT mostra Cartaxo com 2% e Cícero na liderança com 31%

O PT da Paraíba encomendou uma pesquisa, que deveria ter sido para “consumo interno”, mas os dados vazaram para a imprensa e serviram como um desestímulo à tese de candidatura própria. O levantamento foi feito pelo Instituto Ver, Pesquisa e Estratégia, de Belo Horizonte, Minas Gerais. Dos nomes do PT cotados para a disputa da prefeitura da capital paraibana, os deputados Luciano Cartaxo e Cida Ramos foram os que melhor pontuaram, mas cada um tem apenas 2%. A ex-deputada Estela Bezerra e o ex-governador paraibano Ricardo Coutinho não pontuaram. A ex-prefeita de Conde, Márcia Lucena foi citada por 1%, mesmo percentual que tem o médico Marcelo Queiroga, do PL.

Ainda de acordo com a pesquisa, o líder das intenções de voto é o atual prefeito Cícero Lucena, que aparece com 31%, muito à frente do segundo colocado, Nilvan Ferreira, que tem 8%. Pedro Cunha Lima, que não é candidato, vem em seguida com 5% e Ruy Carneiro, pré-candidato apoiado por Pedro, tem 3%, de acordo com o instituto.

Os eleitores que disseram não votar em ninguém, anular o voto e votar em branco correspondem somente a 2%.

Na pesquisa, foram ouvidos 813 eleitores moradores de João Pessoa entre os dias de 7 e 11 de setembro. O intervalo de confiança citado pelo instituto é de 95% e a margem de intervalo de erro é de aproximadamente 4%.

Vazamento – O presidente do PT da Paraíba, Jackson Macêdo, não quis comentar a pesquisa e disse que foi feito um acordo interno no Grupo de Trabalho Eleitoral para que os números não fossem divulgados ao público.

Contestação – Já o deputado estadual Luciano Cartaxo desqualificou o levantamento, dizendo que não conhece o instituto que o realizou. Ele também afirmou que detém outros números, de outro instituto. “Eu não conheço esse instituto. Já o instituto Opinião fez outra pesquisa que constata o potencial eleitoral de nossa candidatura em João Pessoa. Até 31 de dezembro o PT terá um nome para a disputa e meu nome é o que está com pontuação mais elevada pelos serviços prestados à cidade”, resumiu ele.

Jackson Macêdo, contudo, garante que o instituto é sério e já presta serviços ao PT Nacional há muito tempo. “Tínhamos anunciado que íamos fazer a pesquisa para nos subsidiar, nos ajudar a entender o cenário. Mas, era para consumo interno. O instituto é renomado e está fazendo levantamentos em todas as capitais do Brasil. Havia um acordo para que ela não fosse divulgada, mas alguém vazou”.

ParlamentoPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo