Dom Delson defende Papa mais jovem para susceder Bento XVI - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Dom Delson defende Papa mais jovem para susceder Bento XVI

Dom Delson  defende Papa mais jovem para susceder Bento XVI

 Em entrevista ao PBAgora concedida na manhã desta terça-feira (12), o bispo diocesano de Campina Grande, Dom Manoel Delson Pedreira, afirmou cinco cardeais brasileiros são candidatos a ocupar o posto de Papa, substituindo Bento XVI que anunciou a renúncia do cargo. Segundo dom Delson, todos os cardeais que irão participar do Conclave, terão chances de ser eleito. “Mais acreditamos na proviência Divina. Será eleito o que for melhor para conduzir a igreja de Jesu sCristo no mundo”, disse o bispo.

De acordo com Dom Delson, cinco cardeais brasileiros são candidatos a ocupar o posto – dom Raymundo Damasceno, atual arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Cláudio Hummes, de 78 anos, arcebispo emérito de São Paulo, Odilo Scherer, de 63 anos, atual cardeal arcebispo de São Paulo, dom João Braz de Aviz, de 66 anos, que mora em Roma e é prefeito das congregações dos religiosos em Roma, e dom Geraldo Majella Agnelo, de 79 anos, atual arcebispo emérito de Salvador (BA). “Todos os cardeais com menos de 80 anos são candidatos e podem votar na escolha do novo Papa, mas sabemos que depende do espírito santo. Por isso, vamos rezar muito para que seja nomeado o melhor cardeal”, afirmou ao PBAgora. Dom Delson disse que defende um papa mais jovem com mais disposição, visto que Bento XVI renunciou por conta de problemas de saúde.

Para Dom Delson, a decisão de BentoXIV foi sábia e representou a humildade do Papa. Ele disse que Bento XVI está lúcido mais que demonstrou humildade quando anuciou a renúncia. Dom Delson revelou que nos bastidores da igreja já corriam notícias dando conta de que o Pontífice poderia renunciar ao cargo. “Foi uma surpresa” disse.

Bento XVI fez o anúncio pessoalmente, falando em latim, durante um encontro de cardeais. Ele deixa o pontificado em 28 de fevereiro. Ao todo, o Brasil tem nove integrantes no Colégio Cardinalício do Vaticano, mas quatro deles já ultrapassaram a idade limite. De acordo com o Vaticano, a Igreja Católica poderá ter um novo Papa para as festas da Páscoa, no próximo dia 31 de março. Memória

O Papa Bento XVI esteve no Brasil em 2007. No dia 11 de maio de 2007, o Papa Bento XVI chegou de helicóptero a Aparecida e circulou pelas ruas da cidade no ‘papamóvel’. Ele sorriu, acenou para os fiéis e até baixou o vidro do veículo e ficou hospedado no seminário Bom Jesus. No dia seguinte, foi à Fazenda Esperança em Guaratinguetá (SP), onde abraçou crianças e jovens e rompeu a segurança para chegar mais perto de quem foi lá para prestar uma homenagem.

O Papa Bento XVI anunciou pessoalmente a renúncia a seu pontificado, nesta segunda-feira, em um discurso durante uma reunião de Cardeais para a canonização de três mártires. O Vaticano afirmou que a renúncia será formalizada no dia 28 de fevereiro. O novo Papa será escolhido pelo conclave de cardeais, como de costume, e a expectativa é que a escolha aconteça até a Páscoa.

Severino Lopes