João Pessoa 25/03/2019

Início » Economia » Embraer e Boeing assinam acordo para criar empresa de aviação comercial

Embraer e Boeing assinam acordo para criar empresa de aviação comercial

Duas empresas criarão joint venture Boeing pagará US$ 4,2 bilhões

Governo brasileiro deu aval para a negociação entre as duas empresas em 10 de janeiroDivulgação/Embraer

 A Embraer e a Boeing assinaram nesta 5ª feira (24.jan.2019) o acordo que permitirá às duas fabricantes de aviões criarem uma nova companhia no segmento de aviação comercial. O assunto foi comunicado ao mercado financeiro (leia a íntegra).

A companhia brasileira informou ainda que também acertou com a norte-americana as condições para a criação de uma joint venture para promoção e desenvolvimento de novos mercados para o avião cargueiro KC-390. Pela proposta, a Boeing pagará US$ 4,2 bilhões aos brasileiros para formar a NewCo. A Boeing deterá 80% desta empresa. Na joint venture, a Embraer ficará com uma fatia de 51% e a Boeing, com 49%.

Avião cargueiro KC-390. É a maior e mais moderna aeronave já fabricada em território nacionalForça Aérea Brasileira/Flickr

A companhia brasileira marcou para 26 de fevereiro a assembleia extraordinária de acionistas para aprovação dos acordos. O presidente Jair Bolsonaro, que tinha poder vetar a negociação, deu o aval à operação no dia 10 de janeiro deste ano.

Poder360