Escola é obrigada a retirar imagem de Jesus Cristo da parede - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Escola é obrigada a retirar imagem de Jesus Cristo da parede

ACristoRIO – Uma escola pública no estado americano de Ohio foi obrigada a remover da parede uma imagem de Jesus Cristo após uma família entrar com uma ação judicial exigindo a retirado do quadro. A Jackson Middle School, na cidade de Jackson, mantinha um retrato chamado “Cabeça de Cristo” em seu “Hall da Honra” há décadas, mas, recentemente, uma família de ateus formada por dois pais e um aluno decidiu acionar o colégio alegando que a pintura violava direitos constitucionais.

Os pais que moveram a ação foram representados legalmente por advogados da União Americanos de Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês). A escola alegou que o quadro estava entre diversas outras imagens de personalidades históricas e ex-alunos homenageados e, portanto, não favorecia uma religião em detrimento de qualquer outra. Mesmo assim, a rede municipal de educação fez um acordo com a família, removendo a imagem e pagando cerca de US$ 100 mil de despesas legais.

“Tudo isso foi desnecessário. A lei é muito clara… A exibição desse tipo de artefato religioso numa escola pública é inconstitucional”, disse o advogado James Hardiman, da ACLU, à Associated Press.

Os advogados da escola decidiram fazer um acordo quando a seguradora do distrito de Jackson informou que não cobriria os custos legais do processo. O retrato de Jesus, porém, continua na escola, dentro de um cômodo com outras obras de arte, e só aparece em público durante eventos específicos, como encontros de oração.