Escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez morre aos 87 anos

escritor Garcia

O escritor passava por problemas de saúde, segundo comunicado da família

Morreu nesta quinta-feira (17/4) o escritor e jornalista colombiano Gabriel Garcia Márquez, aos 87 anos. O autor foi internado na Cidade do México, onde morava, há alguns meses, com quadro de pneumonia, mas já se recuperava em casa. Há dois dias, quando foram levantadas suspeitas sobre a volta de um câncer, a família do escritor informou que seu estado de saúde era crítico, mas não citou a causa dos problemas. A informação foi confirmada pelo jornal espanhol El País.

Vencedor do prêmio Nobel de Literatura em 1982, García Márquez é autor de obras clássicas comoCem anos de solidão, O amor nos tempos do cólera, Ninguém escreve ao coronel, O outono do patriarca e Crônica de uma morte anunciada. Considerado um dos pais do estilo literário conhecido como realismo mágico, envolvendo elementos fantásticos em contextos cotidianos, ele foi um dos mais influentes escritores de língua hispânica.

Leia mais notícias em Mundo

García Márquez nasceu em 6 de março de 1927, em Aracataca, na Colômbia. Dedicando-se ao jornalismo, trabalhou como colunista e crítico de cinema no jornal colombiano El Espectador, e passou a dedicar-se à literatura a partir dos anos 1960. Em 1967, escreveu uma de suas obras mais conhecidas,100 anos de solidão.

Correio Braziliense