Exército sírio toma o controle da cidade rebelde de Yabrud

TOMOU CIDADEAs tropas sírias tomaram neste domingo (16) o controle total da cidade rebelde de Yabrud, na região estratégica de Qalamun, perto da fronteira com o Líbano, segundo anunciou a imprensa estatal síria. Yabrud era o último reduto rebelde nas montanhas que cercam a capital Damasco.

 A TV estatal síria noticiou a reconquista de Yabrud em tom solene, afirmando que foi a batalha mais dura enfrentada pelo Exército sírio contra os rebeldes desde o início da guerra civil, há pouco mais de três anos.

“Nossas valorosas Forças Armadas têm o controle total de Yabrud, na província de Damasco. Estão examinando a cidade e retirando os explosivos colocados pelos terroristas”, informou o canal de televisão oficial do país, que citou uma “fonte militar”.

Fontes da oposição afirmaram que civis e militantes fugiram da cidade em direção à fronteira libanesa durante a noite, antes da queda de Yabrud.

A cidade fica no caminho de uma rodovia importante que liga Damasco a Homs, a terceira maior cidade do país. A perda desse bastião estratégico representa um duro golpe para a oposição, já que daqui para frente os rebeldes não terão mais como se inflitrar no Líbano, em especial na cidade sunita de Aarsal (leste do país), que apoia a rebelião síria.

A conquista de Yabrud fortalece o movimento xiita libanês Hezbollah, que combate ao lado das tropas do presidente sírio, Bashar al-Assad. Segundo o Hezbollah, os atentados sangrentos que mataram dezenas de pessoas em bairros xiitas nos últimos meses no Líbano vieram de Yabrud.

Próxima da fronteira libanesa, esta cidade era um reduto rebelde desde o início da revolta popular, em março de 2011, permitia o trânsito de armas e combatentes.

No sábado foram registrados combates violentos em Yabrud, protagonizados pelos combatentes do Hezbollah libanês, especializados em guerrilha urbana, com o apoio de bombardeios aéreos das forças sírias, informou a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

Noticiário Internacional