FBI alerta bancos sobre possível ciberataque massivo nos próximos dias

FBI alerta bancos sobre possível ciberataque massivo nos próximos dias

Caixas eletrônicos são reprogramados pelo malware para emitirem todas as cédulas de dinheiro

O FBI comunicou a bancos internacionais nesta 2ª feira (13.ago.2018) sobre o risco de 1 possível ciberataque em massa. O alerta, inicialmente confidencial, indica que o plano de ataque utilizará um malware em caixas eletrônicos. As informações são do jornal britânico The Telegraph.

Segundo a declaração, o FBI “obteve relatos não especificados indicando que cibercriminosos estão planejando conduzir um esquema global de saques em caixas automáticos (ATM) nos próximos dias, provavelmente associado a uma violação desconhecida do emissor do cartão“.

A fraude consiste na invasão do sistema de caixas eletrônicos e na utilização de cartões clonados simultaneamente, podendo levar ao roubo de milhões de dólares em poucos minutos. O esquema é conhecido como ATM “jackspotting” e utiliza o vírus para reprogramar a máquina a emitir todas as cédulas disponíveis.

O diretor da Fidelis Cibersecurity do Reino Unido, Andrew Bushby, declarou ao Telegraph que “embora a indústria de serviços financeiros seja fortemente regulada, isso não torna os bancos imunes de serem atacados por cibercriminosos“. Bushby afirmou ainda que os bancos britânicos estão em alerta e que o possível atentado  “vai sem dúvidas gerar ondas de choque nas instituições financeiras“.

A consultoria de segurança virtual NCC Group considerou que bancos menores e independentes estão mais vulneráveis aos ciberataques . “É um sintoma do crime organizado se tornar mais capaz, enquanto [os criminosos] se sentem encorajados a fazer essas atividades orquestradas” disse o chefe de tecnologia global da NCC, Ollie Whitehouse.

Poder360