Felipão é alvo de investigação em Portugal por sonegação fiscal - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Felipão é alvo de investigação em Portugal por sonegação fiscal

felipão investigadoA Procuradoria-Geral de Portugal confirmou nesta quarta-feira (14) que abriu investigação sobre o técnico Luiz Felipe Scolari por suposta infração fiscal cometida entre 2003 e 2008, quando ele era o treinador da seleção portuguesa, e que pediu ajuda a outros países, incluindo os Estados Unidos. A Justiça portuguesa suspeita que o técnico brasileiro não tenha declarado ganhos de mais de 7 milhões de euros (aproximadamente R$ 21 milhões) referentes a direitos de imagem.

Se declarado culpado, a pena máxima é de 17 anos de prisão. “As investigações estão em curso”, disse a procuradoria em comunicado. “Neste inquérito investigam-se fatos ocorridos entre 2003 e 2008 e relativos a eventuais infrações fiscais”.

O processo foi aberto pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). A procuradoria portuguesa informou que autoridades locais solicitaram cooperação judiciária de Holanda, Reino Unido, Estados Unidos e Brasil.

Em comunicado divulgado por sua assessoria, Felipão negou que tenha cometido qualquer irregularidade. “Eu fiz todas as minhas declarações de renda corretamente. Em todos os países que trabalhei sempre declarei os meus rendimentos. Tenho absoluta convicção da correção das minhas declarações. Se há algo errado, não é comigo. Que a justiça apure todos os fatos.”
Uma primeira informação sobre a investigação havia sido divulgada pelo jornal holandês “Het Financieele Dagblad”, que teve acesso à solicitação de cooperação judicial do DCIAP à justiça americana, país para onde o dinheiro teria sido transferido.
De acordo a publicação. o treinador foi alvo de uma investigação por fraude fiscal e lavagem de dinheiro. Scolari teria recebido o dinheiro em questão através de duas empresas sediadas na Holanda, a Chaterella Investors Limited e a Flamboyant Sports.
Sob comando do brasileiro, os portugueses chegaram à final da Euro-2004 realizada no país.
PUBLICIDADE