FIEP promove encontro para empresários e profissionais da área de contabilidade

Numa parceria entre a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba e a Superintendência Regional do Trabalho da Paraíba foi realizado na quinta-feira (19) na sede da FIEP, em Campina Grande, o encontro sobre E-social – Uma Nova Forma de Registro de Eventos Trabalhistas.

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (Esocial) instituído por decreto, possibilitará que os empregadores passem a comunicar ao governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

O evento teve o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o novo sistema que entrará em vigor a partir de 2018. Na abertura do encontro, o vice-presidente da FIEP, Magno César Rossi (foto), falou sobre a importância dos empresários e profissionais de área de contabilidade, estarem atentos às regras do E-social. Magno Rossi explicou que, o novo sistema que será implantado é resultado de um processo de evolução natural motivado pela modernidade dos sistemas de fluxos para transmissão de informações.

Para explicar as novas regras a partir do E-social e esclarecer dúvidas do público, o encontro contou com a participação do auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho do Estado do Rio Grande do Norte, Luiz Antônio Medeiros de Araújo. Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho, ele também integra o Grupo de Trabalho do E-social no âmbito do Ministério do Trabalho.

Luiz Medeiros apresentou as principais regras do novo sistema, o funcionamento do fluxo de informações e orientações sobre como o empresário deverá se comportar para cumprir todas as exigências para cumprir o levantamento e envio de informações através da base do sistema.

Ao final da apresentação do auditor fiscal Luiz Medeiros, a representante do INSS, Márcia Oliveira, também fez uma breve explanação sobre o que as empresas precisam saber sobre a base de dados do INSS.

O Esocial é um projeto conjunto do governo federal que integra Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria de Previdência, INSS e Receita Federal. A iniciativa faz parte de uma etapa de preparação – tanto para o governo, como para o setor produtivo – para o início da utilização obrigatória do eSocial para todos os empregadores do país.

Paraíba Online