João Pessoa 27/05/2019

Início » Mundo » Fim da ‘liderança americana’? Mídia alemã indica novos líderes mundiais

Fim da ‘liderança americana’? Mídia alemã indica novos líderes mundiais

Apesar das declarações do vice-presidente dos EUA, Mike Pence, sobre a “liderança norte-americana” feitas na Conferência de Segurança de Munique, de fato os EUA estão cedendo as suas posições à Rússia e China, escreveu a revista alemã Der Spiegel.

De acordo com a revista, Mike Pence disse durante o seu discurso que, na presidência de Donald Trump, os EUA se tornaram “fortes como nunca” e que a “América virou de novo líder do mundo livre”.

“É um mundo paralelo o descrito por Pence no seu discurso. Não tem muito a ver com a realidade. A América não está liderando, ela está cedendo as suas posições”, assinalou a Der Spiegel, acrescentando que a Rússia, China e até o Irã estão ganhando a supremacia.

Além disso, as relações transatlânticas estão atravessando a crise mais profunda desde o seu início, indica a edição. Entretanto, os EUA, não sendo líder, continuam dar ordens aos outros, segundo a revista.

O navio quebra-gelo finlandês MSV Nordica navega através do gelo flutuando no mar de Chukchi, na costa do Alasca.

Os representantes dos países europeus estavam ouvindo o discurso de Pence com “caras de pedra”, escreveu a Der Spiegel.”Foi claro para eles o que, na opinião de Pence, é a liderança americana. É quando um ordena e outros cumprem as ordens, o que não corresponde à sua noção de parceria”, ressaltou a revista.

A Conferência de Segurança de Munique decorre anualmente desde 1963 por iniciativa do publicista Ewald von Kleist, que foi o presidente da conferência até 1998. Tradicionalmente no evento é entregue um prémio pela contribuição para a paz e resolução de conflitos.

Sputnik