Fim de visto para brasileiros nos Estados Unidos não deve incluir turistas

fim de visto para brasileiroNo encontro que terá com Barack Obama na Casa Branca nesta terça-feira (30), a presidente brasileira, Dilma Rousseff, deve tratar da tão aguardada isenção de vistos para brasileiros que viajam aos Estados Unidos. Mas o fim do visto não deve ser anunciado logo e tampouco será irrestrito para todos os brasileiros.

 Faz tempo que os dois países trabalham em um acordo para o Brasil integrar o programa Global Entry, que possibilita apenas a entrada de viajantes frequentes nos Estados Unidos, geralmente a trabalho, sem ter que enfrentar as longas filas de imigração para controle de passaporte.

O Global Entry, no entanto, não contempla os turistas brasileiros, que atualmente precisam solicitar vistos com antecedência nos consulados americanos. Cerca de 1.500 brasileiros seriam beneficiados caso o país passe a integrar o Global Entry, mas ainda há detalhes técnicos pendentes e não há certeza de que até essa terça-feira tudo esteja resolvido entre as duas partes.

Tour pelos EUA

A equipe de Dilma garante que a negociação está bem avançada e pode fazer parte de uma declaração conjunta dos presidentes. A presidente chegou aos Estados Unidos no sábado para uma visita que foi adiada por quase dois anos, após as revelações das escutas realizadas pelo serviço de inteligência americano a Brasília.

A presidente buscará reforçar as relações econômicas entre os dois países, em uma visita que passa por Nova York, Washington e se encerra no Vale do Silício, na Califórnia.