Flamengo a um gol de alcançar recorde do primeiro turno

A grande fase do ataque do Flamengo nesta temporada é refletida pelos números. Os 41 gols marcados pelo clube até o momento no Campeonato Brasileiro credenciam o Rubro-Negro a igualar amanhã (14), contra o Santos, no Maracanã, a marca do Cruzeiro de 2013 e se tornar o ataque mais positivo em um primeiro turno da competição no formato atual.

O Brasileiro tem 20 clubes desde 2006 em pontos corridos, com 19 rodadas no turno. O recorde de gols no primeiro turno nestes moldes pertence ao Cruzeiro, com 42 gols, em campanha que terminou com o título nacional. A vocação ofensiva do Flamengo tem relação direta com a chegada do treinador português Jorge Jesus, ao menos foi a partir de então que a média de gols do clube cresceu. Em 2019, sob comando de Abel Braga, o time rubro-negro marcou 56 vezes em 30 jogos, ou seja, média de 1,86 gols por partida.

O ex-treinador comandou a equipe no Campeonato Carioca, Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil. Já no caso de Jesus, que disputa somente o Brasileiro e a Copa Libertadores, são 35 gols em 15 jogos, com média de 2,33. A estreia do treinador português na Série A foi como um cartão de visitas na vitória por 6 a 1 contra o Goiás, no Maracanã. Nos dois meses em que está no clube, o treinador viu o Flamengo marcar três gols ou mais em uma partida oito vezes.

O time passou em branco apenas em duas oportunidades, contra o Emelec, no jogo de ida das oitavas da Libertadores, e contra o Bahia, derrota por 3 a 0 na Fonte Nova. O trio ofensivo formado por Gabriel Barbosa, de Arrascaeta e Bruno Henrique é responsável por 30 dos 41 gols marcados até aqui, o que representa 73% do total. Além desses três jogadores, Vitinho e Pablo Marí têm dois gols cada, enquanto outros sete atletas marcaram uma vez.

Melhor ataque do século O Campeonato Brasileiro teve diversos modelos de disputa ao longo de sua história, o que dificulta a comparação com diferentes períodos. O ataque do Cruzeiro de 2013, por exemplo, atualmente o melhor do primeiro turno da competição em pontos corridos com 20 clubes, também seria o melhor desde 2003 caso a primeira parte do campeonato fosse finalizada na 19ª rodada, como acontece hoje.

No entanto, nos campeonatos de 2005, 2004 e 2003 havia mais clubes, logo mais rodadas, e naturalmente mais gols. O Corinthians, campeão em 2005, marcou 46 vezes no primeiro turno, que naquela época teve 21 rodadas. O Cruzeiro em 2003, por sua vez, terminou o primeiro turno de 23 rodadas com 52 gols.

Se for considerado apenas os 19 primeiros jogos no Brasileirão desde o início deste século, em 2001, o ataque do Cruzeiro de 2013 é o melhor. Portanto, para o Flamengo, basta um gol para igualar o melhor ataque do século e dois para ultrapassá-lo.

O Gol