Flamengo leva três gols no segundo tempo e perde para o Palmeiras por 4 x 2.

palmeiras vence o fla viradaGuerrero lamenta pênalti sofrido e não aplicado pelo juiz – Fernando Donasci / Agência O Globo

Em um jogo com cinco gols no segundo tempo, o Palmeiras venceu o Flamengo por 4 a 2 na Arena Palmeiras, em São Paulo, na manhã deste domingo. O clube paulista chegou aos 31 pontos no Campeonato Brasileiro, enquanto o time rubro-negro se manteve com 23. O jogo, válido pela 19ª rodada, marca o fim do primeiro turno para as equipes.

Jackson marcou para o Palmeiras aos 5 minutos do primeiro tempo. Ederson, que começou o jogo no banco e entrou no intervalo, empatou para o time rubro-negro na segunda etapa, também aos 5, e virou o jogo aos 11. Mas, o Palmeiras se recuperou rápido. Cleiton Xavier desviou de cabeça, a bola bateu em Samir e entrou no gol de César. O árbitro Igor Benevenuto assinalou gol contra. Aos 20, Dudu marcou o terceiro para os donos da casa, e Alecsandro ampliou aos 25.

TABELA: Confira a classificação e os jogos da Série A

— A gente sai triste pelo resultado. Mas o time tem que ter calma. A gente jogou bem, desde o início, mas cometeu erros. Não foram erros individuais, foram coletivos. Acho que todo mundo tem que participar da parte defensiva. Mas o time é bom, buscou força para reagir, conseguiu o empate. Só que o Palmeiras também é bom, jogou em casa, diante da torcida — afirmou Ederson, na saída do gramado.

O time paulista abriu o placar após cobrança de escanteio de Zé Roberto aos 5 minutos de jogo. O veterano, que neste domingo atua na lateral-esquerda, colocou a bola na cabeça do zagueiro. Jackson subiu livre de marcação e completou para o gol de César. Ele foi escalado no lugar de Victor Ramos, que sentiu uma lesão no treino de sábado e desfalca a equipe. Este foi o quinto gol de cabeça que o Flamengo levou nas últimas quatro partidas.

Guerrero reclama de pênalti

Aos 16 minutos, o atacante Guerrero aproveitou uma bobeada de Jackson, roubou a bola, invadiu a área do Palmeiras e caiu ao dividir o lance com o goleiro Fernando Prass. O jogador pediu pênalti, mas o árbitro mandou o jogo seguir, para reclamação geral do Flamengo. No lance seguinte Rafael Marques recebeu, também livre na área, e cabeceou contrao gol de César. A bola passou rente à trave esquerda. O Flamengo não perdeu tempo: Jonas arriscou de longe na sequência, e Fernando Prass precisou se esticar para defender.

Foi também de cabeça que Guerrero quase conseguiu o empate para o Flamengo ainda no primeiro tempo. Em lance semelhante ao do gol do Palmeiras, o atacante rubro-negro subiu sozinho na entrada na pequena área e cabeceou com precisão. Fernando Prass fez milagre. O goleiro palmeirense defendeu à queima-roupa e evitou a reação do Flamengo.

Ederson desencanta

O segundo tempo começou com o Flamengo a toda velocidade. Os times voltaram com alterações . No Flamengo, Ederson entrou no lugar de Jonas, que tomou cartão amarelo na primeira etapa. Já no Palmeiras, Lucas Taylor entrou no lugar de Lucas.

Aposta de Cristóvão para empatar o jogo, Ederson deu certo. O meia marcou o gol de empate logo aos 5 minutos. Ele recuperou a bola na entrada da área, driblou um marcador e chutou para o gol. Aos 11, ele ampliou de cabeça após receber cruzamento de Alan Patrick.

A reação do Palmeiras veio no minuto seguinte. Após bate-rebate na área do Flamengo, Cleiton Xavier cabeceou a bola, que bateu no peito de Samir e tirou César da jogada. O gol animou o time paulista. Aos 20, Dudu recebeu a bola na entrada da área em jogada rápida do Palmeiras e chutou na saída de César. O quarto gol aconteceu aos 25. Alecsandro aproveitou bobeada da zaga do Flamengo e chutou forte, de novo na entrada da área. Ex-jogador do Flamengo, o atacante não deixou de comemorar muito o gol.

O Globo