Fundação Solidariedade, Coep e Conab firmam parceria para o 'Natal pela Vida e contra a seca' - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Fundação Solidariedade, Coep e Conab firmam parceria para o ‘Natal pela Vida e contra a seca’

PastaO Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (Coep), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab-PB) e a Fundação Solidariedade, braço social do Sistema Correio de Comunicação, firmaram uma parceria ontem para a realização da 14ª campanha ‘Natal pela Vida e contra a seca’. Este ano, as doações serão iniciadas mais cedo, no próximo dia 1° de novembro. Além de atender a famílias da região metropolitana de João Pessoa, os donativos serão entregues também a vítimas da seca, nos municípios de Campina Grande, Sousa, Patos e Cajazeiras.A diretora-executiva do Sistema Correio e presidente do conselho deliberativo do Coep, Beatriz Ribeiro, ressaltou a importância do engajamento da sociedade civil e empresas na ação social. “Nosso objetivo é ajudar o máximo de pessoas e, juntos, sempre podemos mais. Nosso papel principal como ser humano é ajudar a fazer o bem. Para isso precisamos do apoio de todos. Apenas dessa forma poderemos fazer um Natal mais feliz para essas famílias carentes, contribuindo para uma festa sem fome e sem sede”, declarou.

O secretário-executivo estadual do Coep, Marçal Cavalcanti, ressaltou a necessidade de uma arrecadação antecipada. “Muitas dessas famílias atendidas não têm o que comer, mesmo na véspera do Natal. Em um momento como esse, uma cesta básica simboliza a solidariedade da sociedade da Paraíba com o próximo. Por isso, é muito importante que as arrecadações comecem com antecedência, dessa forma podemos fazer uma logística melhor de famílias que serão contempladas com os donativos”, explicou.

Ainda de acordo com ele, no ano passado, 25 comunidades carentes foram atendidas na Capital, 42 instituições filantrópicas no Estado, além de municípios como Campina Grande, Cajazeiras, Mata Redonda.

O superintendente da Conab-PB, Gustavo Guimarães, disse que a instituição dará apoio logístico à campanha. “Iremos ajudar no armazenamento das doações, transporte com caminhões e equipe funcional. Campanhas como essa é de fundamental importância nesse momento de seca, pois nosso Estado sofre com uma grande insegurança alimentar e nutricional. Como responsabilidade social iremos tentar diminuir essa carência. A ideia de antecipar as doações irá facilitar a distribuição em regiões mais distantes do Estado”, disse. As distribuições dos donativos serão iniciadas na primeira semana de dezembro.

Este é o segundo ano em que a campanha Natal Pela Vida, promovida pelo Coep, tem parte dos donativos destinados a famílias atingidas pela seca. A estiagem na Paraíba já entrou pelo segundo ano consecutivo, com mais de 202 municípios em situação de emergência. O Movimento Nós Podemos Paraíba, através da Fundação Solidariedade, apoia a causa porque ela ajuda a cumprir o primeiro objetivo do milênio, estabelecido pela ONU, que é “erradicar a extrema pobreza e a fome”.

Portal Correio