Gilberto Gil abre hoje o São João da capital - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Gilberto Gil abre hoje o São João da capital

download (1)Começa hoje o ‘João Pessoa – São João Pra Valer. O evento, que terá mais de 150 atrações, tem início às 19h, na Praça Vidal de Negreiros, Ponto de Cem Réis, no Centro.

No primeiro dia de festa, o público terá shows de Gilberto Gil e da dupla Antônio Barros e Cecéu, que são os homenageados do evento. Ainda haverá apresentação cultural de Dona Selma do Coco e da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa.

Amanhã, a animação ficará sob o comando de Chico Sales, Nando Cordel, Ton Oliveira e Renata Arruda. Até o final da festa, marcada para o dia 29 deste mês, ainda passarão pelos palcos pessoenses os cantores Nando Cordel, Alcymar Monteiro, Santanna – O Cantador e os componentes das bandas 3 Desejos, Forró Pegado, Cavalo de Pau e Mastruz com Leite.

Durante os nove dias, a festa, que pretende agradar públicos de todos os gostos, terá apresentação de músicas, de danças, de festival de quadrilhas juninas e venda de comidas típicas. O público ainda poderá visitar a Feira de Mulheres Empreendedoras em Movimento, que acontece na Praça Dom Adalto. A estimativa da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) é que 85 mil pessoas participem dos festejos.

Além do Centro, os shows ocorrerão em outros cinco bairros diferentes. Para facilitar o acesso dos moradores aos locais de festa, o governo municipal criou cinco polos juninos, nos bairros de Mangabeira, Ernesto Geisel, Padre Zé, Bairro dos Novais e Tambaú. Nesses locais, há palcos instalados para apresentação de trios de forró pé de serra, grupos de cultura popular e de quadrilhas juninas, que ocorrerão das 17h às 23h30.

SEGURANÇA
Cerca de 200 homens serão mobilizados para garantir a segurança no evento. Entre eles, estão agentes de trânsito, seguranças particulares e guardas municipais Ainda serão empregados 12 detectores de metais e 12 câmeras de monitoramento, que captarão imagens até no escuro e a uma distância de 300 metros. A PMJP também vai contar com o apoio das Polícias Militar e Civil que vão disponibilizar efetivos e viaturas para circular nos locais de festa, bem como uma Delegacia Móvel e postos de observação.

Além do “’João Pessoa – São João Pra Valer’, também será aberta hoje a programação do XVII Concurso de Quadrilhas Juninas de João Pessoa e Região Metropolitana.

Segundo o diretor adjunto da Funjope, André Coelho, entre as novidades do evento, está o circuito de câmeras de segurança, que terá uma sala de monitoramento e com câmeras que captarão imagens de longo alcance, para, em seguida, serem disponibilizadas para equipes da Polícia Militar, da Guarda Municipal e das Secretarias de Segurança de João Pessoa e do Estado.

Ainda dentro do esquema de segurança, serão utilizados detectores de metais nas principais entradas do evento e haverá a proibição expressa para a presença de pessoas portando bebidas alcoólicas.
outros locais

No mesmo período, na Praça Rio Branco também terá festejos juninos com diversas atrações, como emboladores, cancioneiros e declamadores, cirandas e trios de forró pé de serra, que começam a partir das 18h. Até o final deste mês, o ‘Sabadinho Bom’ tem edição especial, em homenagem ao forró. Já na Ilha Duque de Caxias, de 21 a 24, haverá apresentações de samba de roda e trios de forró. Os pessoenses e turistas ainda poderão visitar a Exposição de Xilogravura, que acontece no Casarão 34, até o dia 29, a partir das 18h. Todos estes locais estão situados no Centro Histórico da capital.
“A grande marca da festa deste ano é diversidade musical, onde combinamos o autêntico pé de serra com o forró estilizado, que atrai grande parte do público. Esperamos que 85 mil pessoas compareçam por noite nos centros do evento, distribuídos nos três palcos, sendo a maior concentração no Ponto de Cem Réis”, afirmou o diretor adjunto da Funjope, André Coelho. (Colaborou Nathielle Ferreira)

Plano de trânsito. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) realizou um planejamento especial de trânsito para as áreas de comemoração dos festejos juninos. Haverá bloqueios na Avenida General Osório, Rua Conselheiro Henrique, Praça Dom Adauto, Rua Santo Elias, Rua Barão do Abiay, Praça 1817, Rua Treze de Maio e Rua Rodrigues de Carvalho.
Além dos pontos de bloqueio, 25 agentes da Semob estarão distribuídos nas áreas próximas aos eventos, em pontos fixos e móveis, em oito viaturas. Os veículos de serviços públicos (Semob, polícia, Bombeiros, Samu e Guarda Municipal) ficarão estacionados na Rua Duque de Caxias, Praça 1817 e Praça Dom Adauto. Os táxis farão ponto na Praça 1817, Avenida Padre Meira e Rua Barão do Abiay.
A Semob reservou parte do entorno da Praça João Pessoa para o estacionamento exclusivo de motos. O trecho do anel interno do Parque Solon de Lucena, compreendido do final dos pontos de ônibus até a Rua Rodrigues de Carvalho, será destinada ao estacionamento de veículos.
As linhas de ônibus que integram o Projeto Tetéu vão operar normalmente. No entanto, realizarão uma viagem extra a partir da Lagoa, de 1h30, exceto as linhas 507-Cabo Branco, 510-Tambaú e 601-Bessa.
De acordo com a Semob, não será permitido o uso de veículos tipo micro-ônibus sem a presença de cobrador durante os festejos na capital. A fiscalização estará atenta e punirá os infratores que estiverem realizando transporte irregular de passageiros.

Jaine Alves