João Pessoa 12/12/2018

Início » Mundo » Grécia abalada por sismo de magnitude 6,8

Grécia abalada por sismo de magnitude 6,8

Um sismo de magnitude 6,8 na escala de Richter abalou a Grécia nesta quinta-feira. De acordo com os dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), este primeiro sismo foi seguido de outro de magnitude 5,2 e tinha sido precedido por um de magnitude 5, na escala de Richter.

A mesma fonte indica que sismo de 6,8 ocorreu às 01h54 locais (20h54 em Lisboa), a 33 quilômetros a sudoeste de Mouzaki, em Karditsa, com epicentro a 16,6 quilômetros de profundidade no mar Jônico.

Os outros dois sismos ocorreram a 10 quilômetros de profundidade, a 30 e 56 quilômetros a sudoeste de Lithakia, na parte sul da ilha turística de Zakynthos.

Não há, até o momento, relatos de feridos ou estragos de maior dimensão, sendo apenas reportadas falhas de eletricidade em algumas zonas.

Ver imagem no TwitterEarthquakes- Three back to back. 5.0, 6.8, 5.2. Off the west coast of Greece. SSW of Lithakia.
A Grécia está localizada numa das regiões mais propensas a sismos do mundo, com milhares registrados todos os anos, mas poucos causaram feridos ou danos significativos.

O sismo, ainda assim, foi sentido em pelo menos oito países, num raio de 800 quilômetros, de acordo com com o Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo (EMSC).

Ver imagem no Twitter
M6.8 was a truly international quake felt up to 800 km in at least 8 countries (Malta, Libya, Italy, Greece, Macedonia, Albania, Bosnia, Bulgaria, Turkey)
Foi registrado um pequeno tsunami, que não deverá ter efeitos de maior gravidade, de acordo com a mesma fonte, que avisa apenas para a possibilidade de fortes correntes no mar
M6.8 was a truly international quake felt up to 800 km in at least 8 countries (Malta, Libya, Italy, Greece, Macedonia, Albania, Bosnia, Bulgaria, Turkey)

Minuto ao Minuto