Grevistas da UFPB e do IFPB realizam hoje protesto na Praça da Paz, em JP

grevistas ufpb e ifpbProfessores, servidores técnicos-administrativos e estudantes da UFPB e do IFPB realizam nesta sexta-feira (28/8), a partir das 18h, um grande ato público na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, em João Pessoa. O objetivo é cobrar do Governo Federal a retomada das negociações da campanha salarial 2015 e divulgar para a sociedade o descaso com as instituições federais de ensino.

O protesto faz parte da ação de mobilização dos trabalhadores do setor da educação federal. No mesmo dia, o Andes – Sindicato Nacional e outras entidades realizam um grande ato público na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, com a participação de professores, servidores e estudantes de todo o país. O Comando Local de Greve dos docentes da UFPB estará presente nessa mobilização com uma delegação formada por 18 pessoas.

Elas já se encontram na capital federal, nesta quarta-feira (27/8), e participam durante todo o dia de outro grande protesto organizado pelo Fórum das Entidades dos Servidores Públicos Federais. Centenas de manifestantes estão desde a madrugada em frente ao Ministério do Planejamento cobrando respostas do Governo Federal.

A UFPB está em greve desde o dia 28 de maio e o IFPB, desde 14 de julho. Nesse período, foram realizadas três reuniões com o Ministério do Planejamento. Em todas, o governo insiste em oferecer reajuste de 21,3% parcelado em quatro anos (o que representa uma média de 5% ao ano, menos do que a inflação prevista para 2015, que deve ficar em 9%) e ignora outras bandeiras importantes da pauta de reivindicação dos servidores, como definição de uma data-base para 1º de maio.


Redação