Hillary Clinton lança campanha por candidatura à presidência dos EUA neste sábado

hillary presidenteA ex-secretária de Estado Hillary Clinton lança oficialmente sua campanha de pré-candidata à presidência dos Estados Unidos neste sábado, com um grande comício em Nova York. Milhares de pessoas são esperadas em Roosevelt Island para receber Hillary, o marido Bill e a filha do casal, Chelsea.

Em um vídeo divulgado nesta sexta-feira, Hillary afirma que busca a presidência para lutar pela classe média: “todo mundo merece a oportunidade de tirar proveito do potencial oferecido por Deus, este é o sonho que compartilhamos, a batalha pela qual devemos lutar”.

“Meu pai, filho de um operário de fábrica, pôde criar uma pequena empresa, minha mãe, que nunca foi à universidade, pôde ver a filha na universidade”, destacou Hillary Clinton, 67 anos. “Todos os dias os americanos e suas famílias precisam de um campeão que lute por eles, e quero ser esse campeão”, acrescentou.

Índices de popularidade

O vídeo faz uma retrospectiva dos 40 anos de carreira pública de Hillary. Uma pesquisa da CNN da semana passada revela que um grande número de americanos acha que ela não é honesta e confiável – 57% dos entrevistados, contra 49% em março.

Já de acordo com uma pesquisa da Universidade Quinnipiac, publicada no final de maio, Hillary teria 57% dos votos de eleitores democratas, muito à frente do senador de Vermont Bernie Sanders (15%), e mais ainda do vice-presidente Joe Biden (9%), que até o momento não lançou sua candidatura.

De acordo com a consulta, só os republicanos Rand Paul e Marco Rubio representariam uma ameaça para a ex-secretária de Estado.
(com informações da AFP)