Hoje é dia de Iemanjá na praia de Tambaú - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Hoje é dia de Iemanjá na praia de Tambaú

iemanajáA praia de Tambaú, em João Pessoa, se transforma hoje no palco da Festa de Iemanjá, considerada pelos seguidores de religiões africanas a “Rainha do Mar” e mãe de todos os orixás.

A celebração acontece no dia dedicado à santa católica Nossa Senhora da Conceição porque a imagem dela era utilizada nos tempos de escravidão no Brasil para representar Iemanjá, pois, na época, os negros africanos não tinham a liberdade para cultuar as próprias divindades. Também serão realizadas procissões e celebrações católicas.

De acordo com a presidente da Federação Paraibana dos Cultos Afrobrasileiros, organizadora da festa dos cultos africanos, Maria da Luz, cerca de 90 mil pessoas devem participar do evento este ano. A concentração acontece a partir das 19h no Palácio de Iemanjá instalado no Busto de Tamandaré, quando umbandistas e ialorixás de várias partes do Estado deverão se reunir. Durante todo o dia as oferendas poderão ser entregues a Iemanjá.

Segundo Maria da Luz, 20 casas de santo e 20 templos confirmaram presença na festa. Representantes de Sapé, Alagoa Grande, Areia, Campina Grande, Cabedelo entre outras localidades estarão presentes no evento religioso. “Nossa festa já tem mais de 40 anos de tradição e esperamos reunir cerca de 90 mil pessoas, a exemplo do que aconteceu em anos anteriores”, disse Maria da Luz.

A programação oficial de homenagens começa às 16h com uma caminhada que sairá do Palácio Xangô Alafim, no bairro de Cruz das Armas, e seguirá até o Busto de Tamandaré. “A caminhada sairá da rua da Pedra e será comandada pelo babalorixá Gilberto Cândido”, explicou a presidente da Federação dos Cultos Afros. Também no bairro de São José, sairá uma caminhada do Palácio Afroxine sob comando do Pai Bambolê em direção ao Busto Tamandaré.

A presidente da federação explica que para os fiéis que creem no orixá Iemanjá, a celebração de hoje é o momento para agradecer e fazer pedidos. “Hoje é o dia em que os fiéis levam flores para Iemanjá, cada rosa oferecida é um ato de agradecimento. Nós vamos pedir e agradecer por nós e por todas pessoas. Este é um ato de luz é o momento de pedir paz e saúde”, frisou.

Trânsito

Para garantir a tranquilidade durante a caminhada e a festa em homenagem a Iemanjá, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa  elaborou uma esquema especial de trânsito. Para dar segurança aos participantes, condutores de veículos, pedestres e evitar transtornos ao trânsito, a Semob vai disponibilizar seis motociclistas e uma viatura com quatro agentes de mobilidade. O efetivo vai acompanhar todo o trajeto do cortejo, promovido pela federação dos Cultos Africanos da Paraíba.

O cortejo está previsto para sair às 16h da rua Dr. João Soares da Costa, seguindo pela avenida Cruz das Armas, rua Francisco Manoel, avenidas Vasco da Gama, Américo Falcão, João Machado, Maximiano Figueiredo e Epitácio Pessoa e, finalmente, por volta das 19h, Busto de Tamandaré, na orla de Tambaú.

Para reduzir os transtornos causados ao trânsito durante o percurso, os agentes da Semob vão bloquear o tráfego transversal à passagem da procissão apenas quando os devotos estiverem bem próximos dos cruzamentos, sendo o fluxo de veículos liberado imediatamente após a passagem da procissão. Apenas parte da via (meia pista) será segregada para o cortejo, ficando a outra parte para o tráfego de veículos que deverão circular em velocidade reduzida ao se aproximarem dos participantes. Agentes da Semob estarão acompanhando o cortejo com motos e carros.

No Busto de Tamandaré, a partir das 18h, a via final da avenida Epitácio, encontro com a rua Antônio Lira, será bloqueada para o tráfego de veículos,para a chegada da procissão. O acesso a Tambaú vai ser pela avenida Nossa Senhora dos Navegantes, já o acesso ao Cabo Branco será feito pela rua Antônio Lira.

Em se tratando de transporte público, a Divisão de Ônibus (Dion) da Semob solicitou às empresas reforço nas linhas 507 – Cabo Branco; 510 – Tambaú; Circulares 1500 e 5100 para atender à demanda dos usuários que vão ao Busto de Tamandaré acompanhar as comemorações a Iemanjá.

 

Paraíba.com