DestaqueParaíba

Cardiologista fala sobre novo protocolo para acelerar recuperação de pacientes submetidos a cirurgias cardíacas


Cardiologista Maurílio Onofre. Foto: Foto : Victor Emannuel / Sistema Arapuan de Comunicação

O médico cardiologista Maurílio Onofre Deininger, que integra o corpo clínico do Hospital da Unimed-JP, falou nesta quinta-feira (13) sobre o novo protocolo que está sendo adotado no Hospital da Unimed-JP e que visa acelerar a recuperação de pacientes submetidos a cirurgias cardíacas.

Durante entrevista ao Programa Rede Verdade do Sistema Arapuan de Comunicação, Maurílio Onofre explicou que trata-se do ERAS (sigla em inglês para “Enhanced Recovery After Surgery”), que consiste em medidas que possibilitam uma recuperação mais rápida e segura do paciente após a cirurgia. ” Para o paciente, isso significa um retorno mais rápido às atividades de rotina. No caso dos serviços de saúde, representa melhoria da qualidade assistencial e redução de custos”, explicou.

De acordo com o médico, recentemente foi realizada, no Hospital da Unimed-JP, uma capacitação sobre o assunto para médicos e equipe multiprofissional diretamente envolvidos no cuidado do paciente cardíaco. O evento reuniu palestrantes com reconhecimento nacional e internacional, que apresentaram casos reais.

Maurílio Onofre disse ainda que nos últimos anos, os protocolos de rápida recuperação para cirurgia cardíaca estão recebendo destaque na comunidade médica. ” Esses métodos envolvem uma equipe multiprofissional, que não cuida apenas da doença, mas atende de forma humanizada a todas as necessidades dos pacientes”, afirmou.

” A equipe multiprofissional aplica os seus conhecimentos baseados em evidências científicas para, através da otimização dos processos perioperatórios, conseguir a rápida recuperação dos pacientes submetidos a cirurgia cardíaca. Tudo isso em uma linha de cuidados, que de forma proativa melhorar toda a jornada do paciente”, explicou Maurílio Onofre.

Paraíba.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo