Interior paulista abriga a maior Gruta de Granito do Brasil Tema:Caving

granitoO exagero da cidade de Itu, fruto da ficção baseada na imaginação e criatividade do humorista Ituano Francisco Flaviano de Almeida (Itu, 05 de outubro de 1916 — Itu, 14 de fevereiro de 2004), que adotou o nome artístico Simplício, tornou-se uma tradição do município, fisicamente representada pelo Orelhão e Semáforo gigantes da praça Padre Miguel, e pelos característicos souvenires múltiplas vezes maiores que o tamanho normal dos objetos reproduzidos.

Mas o que Simplício não esperava é que a sábia natureza fizesse sua parte trazendo ao município um caso real de exagero…

Localizada no interior da propriedade do Camping Casarão, a Gruta do Riacho Subterrâneo, maior cavidade natural formada em granito do Brasil, de acordo com o CNC – SBE (Cadastro Nacional de Cavernas – Sociedade Brasileira de Espeleologia), agora tem sua posição homologada como recorde nacional, reconhecido pelo RankBrasil – Recordes Brasileiros.

No ultimo sábado, dia 02 de Novembro de 2013, foi efetuada a entrega dos Troféus e Certificados do Recorde ao Sr. Marcus Lerner (Camping Casarão) e ao Grupo Pierre Martin de Espeleologia – GPME.

Suas dimensões de 1.249 metros de projeção horizontal e 1.415 metros de desenvolvimento linear também lhe colocam em posição de destaque mundial. Além de ser a 6ª maior cavidade em granito do mundo, é a maior cavidade em granito do hemisfério sul. Mas essas medidas são provisórias, os trabalhos de mapeamento da Gruta do Riacho Subterrâneo ainda não foram encerrados e quando concluídos vão ampliar significativamente seu desenvolvimento e consequentemente seu destaque e importância.

Se estivesse vivo, Simplício poderia estar dizendo, e sem exageros, “Vai, Ofélia, diga para o homem de que tamanho é a gruta lá de Itu!“