Japão anuncia sistema de reconhecimento facial para Olimpíadas de 2020

Japão anuncia sistema de reconhecimento facial para Olimpíadas de 2020

O comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio informou nesta 3ª feira (7.ago.2018) que utilizará 1 mecanismo de reconhecimento facial durante todo o evento. O banco de dados deve incluir o público, atletas, autoridades, funcionários e a profissionais de imprensa. As informações são da AP News.

Será a 1ª vez que a tecnologia será aplicada em uma Olimpíada. Conhecido como NeoFace, o mecanismo desenvolvido pela empresa NEC Corp vai monitorar toda a Vila Olímpica, centros de mídia e espaços relacionados aos jogos, totalizando 40 locais.

O sistema irá recolher imagens dos rostos dos usuários cadastrados para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos e armazenará em uma grande base de dados. Os registros serão utilizados para checagens dentro dos pontos de encontro.

“Ao introduzir o sistema de reconhecimento facial, nós esperamos alcançar altos níveis de segurança, eficiência e tranquilidade” afirmou o diretor executivo de segurança de Tóquio 2020, Tsuyoshi Iwashita.

Além de garantir 1 evento mais seguro, a intenção dos organizadores locais é acabar com problemas na identificação por documentos e reduzir o stress de atletas e do público com congestionamentos e filas de espera.

Poder360