João Gomes Júnior e Felipe Lima conquistam ouro e prata nos 50m peito, na Copa dos Campeões

João Gomes Júnior e Felipe Lima conquistam ouro e prata nos 50m peito, na Copa dos Campeões

O dia de encerramento da última das três etapas da Copa dos Campeões de Natação, em Indianápolis, nos Estados Unidos, reservou ao Brasil uma bela dobradinha na prova dos 50m nado peito, com João Gomes Júnior faturando o ouro, e Felipe Lima faturando a prata. Foi a terceira dobradinha dos nadadores na competição.

Na primeira etapa, em Guangzhou, na China, Felipe Lima foi quem puxou a fila, terminando em primeiro. Na segunda etapa, em Budapeste, na Hungria, foi a vez de João Gomes ficar com a primeira posição. Nesse sábado, o capixaba repetiu a dose e venceu novamente.

A prova da dobradinha

Com uma saída muito boa, João Gomes Júnior brigou forte com o compatriota pela primeira posição. Em nenhum momento o italiano Fabio Scozzoli teve chances de beliscar a liderança, tampouco o americano Michael Andrew. Na reta final, João arrancou para a vitória cravando o tempo de 26.60, seguido por Felipe, que fechou a prova com 26.72. Scozzoli terminou em terceiro, com o tempo de 27.40.

João Gomes Jr vence a prova dos 50m peito na Copa dos Campeões de Natação

João Gomes Jr vence a prova dos 50m peito na Copa dos Campeões de Natação

Fratus termina em 4º nos 100m livre

Outro brasileiro a cair na piscina nesse sábado foi Bruno Fratus. Na prova dos 100m livre, o nadador teve um início explosivo, tendo o belga Pieter Timmers como grande rival na prova. No entanto, Fraturs foi perdendo força na prova e viu o russo Vladimir se aproximar. Timmers arrancou nos últimos 25 metros para uma vitória fácil, anotando o tempo de 48.36. Morozov terminou em segundo, com 49.47, e o americano Townley Haas em terceiro, com 49.80. Bruno foi o quarto, com o tempo de 49.90

Embedded video

Sobre a Copa dos Campeões da Fina

Indianápolis, nos Estados Unidos, foi a terceira de três cidades a receber uma etapa da Copa dos Campeões da Fina (Federação Internacional de Desportos Aquáticos). A inédita e milionária competição teve 50 nadadores de 15 países, incluindo na disputa os brasileiros Bruno Fratus, Felipe Lima, Nicholas Santos, João Luiz Gomes Jr. e Etiene Medeiros.

Cada prova é disputada apenas por quatro nadadores convidados, reunindo medalhistas olímpicos e mundiais, recordistas mundiais e líderes do ranking. Cada ouro rende ao campeão 10 mil dólares. O vice embolsa 8 mil dólares. O terceiro colocado fica com 6 mil dólares, e o quarto colocado ainda leva 5 mil dólares. Custos de transporte e hospedagem também são bancados pela Fina. Tudo para garantir que os principais nomes da modalidade participem da nova competição.

Globo Esporte – GE