João Pessoa e Campina Grande perdem 15% dos eleitores após o recadastramento biométrico - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

João Pessoa e Campina Grande perdem 15% dos eleitores após o recadastramento biométrico

JP E CG PERDE VOTOSA menos de seis meses das eleições, um dado preocupante para os políticos que pretendem disputar cargos eletivos e já estão traçando as estratégias de caça ao votos.

Os números finais divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER) sobre o recadastramento biométrico surpreenderam em termos de João Pessoa e Campina Grande. O colégio eleitoral nos dois maiores municípios da Paraíba, diminuiu. Segundo o TRE o número de eleitores caiu 15% em João Pessoa e Campina Grande, após o recadastramento. Dos 895.659 eleitores que precisavam comparecer à Justiça Eleitoral para revisar os títulos nos municípios onde houve biometria, apenas 754.222 revisaram ou regularizaram a situação dentro do prazo final para estar apto a votar nas eleições deste ano. Ou seja, 105 mil estão inabilitados para o pleito.

Com o fim do alistamento eleitoral para as eleições 2014, na última quarta-feira, o número de eleitores em João Pessoa e Campina Grande caiu aproximadamente 15%, em cada município, segundo dados preliminares do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Juntos, os dois maiores colégios eleitorais da Paraíba perderam 116.509 eleitores, sendo 74.673 em João Pessoa e 41.836 em Campina Grande. Este ano, 19 municípios paraibanos passaram por revisão eleitoral com o recadastramento biométrico. Dos 479.456 eleitores que formavam o eleitorado de João Pessoa em 2013, 404.783 estão com os títulos regularizados. Já em Campina Grande, onde o eleitorado era de 279.142, estão regularizados 237.306.

Os dados, segundo a diretora– geral do TRE-PB, Alexandra Cordeiro, são preliminares e deverão sofrer alteração até o dia 1º de julho, quando o tribunal vai divulgar o número final do eleitorado nos municípios revisados.

PBAgora