Câmara em Foco

Cícero confirma que relatório inicial sobre projeto de engorda das praias de JP deve sair em 90 dias

O prefeito Cícero Lucena (PP) informou, nesta quinta-feira (20), que o primeiro relatório dos estudos iniciais sobre a engorda das praias, encomendado pela Prefeitura de João Pessoa à empresa catarinense Alleanza Projetos e Consultoria, deverá ficar pronto em 90 dias. O anúncio de contratação da companhia para desenvolver os detalhes do projeto foi divulgado ontem (19), após publicação no Diário Oficial.

De acordo com o gestor municipal, o estudo será feito de forma preventiva, com responsabilidade e discutido de forma democrática com a sociedade.

“No mínimo 90 dias. Nossa expectativa é que eles possam entregar os estudos iniciais para que a gente possa avançar e ter informações de uma empresa séria. Aí sim, poderemos pensar no que vamos fazer. Vamos fazer estudo com responsabilidade de fazer de forma preventiva”, disse em entrevista à Rádio Correio 98 FM na manhã de hoje.

Segundo o prefeito Cícero Lucena, os estudos irão se estender até a fronteira do Conde e de Cabedelo. Ele também criticou especialistas que estão se manifestando contra a proposta antes de sua apresentação.

“Vamos estudar até a fronteira do Conde e de Cabedelo, para que eles possam dizer o que fazer. É um processo que se faz necessário. É deixar cair para depois dar solução? Estaremos discutindo com a academia e com a sociedade o que estudos estarão indicando”, declarou.

A contração da empresa para realização dos estudos técnicos reabre o debate sobre as regras para construções na orla de João Pessoa, que estão definidas na Constituição do Estado da Paraíba, na Lei Orgânica do Município e no Plano Diretor da capital.

Cícero também comentou que, em breve, deve visitar a praia de Ponta Negra, no Rio Grande do Norte, para entender como o trabalho tem sido feito na orla potiguar. Ele ainda citou as praias de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, e de Copacabana, no Rio de Janeiro, como exemplos de sucesso.

A contratação da empresa responsável pelos estudos, anunciada nessa quarta-feira (19), custou R$ 275.502,40. O alargamento da faixa de areia nas praias de João Pessoa deve custar cerca de R$ 200 milhões. Segundo a portaria da PMJP, a intervenção será realizada nas praias urbanas do Bessa, Manaíra, Ponta do Seixas (Falésia do Cabo Branco) e Jacarapé (Polo Turístico), localizada no litoral sul da capital.

ClickPB

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo