João Pessoa realiza atendimentos contra câncer de cabeça e pescoço

João Pessoa realiza atendimentos contra câncer de cabeça e pescoço

LAUREANOMédicos e outros profissionais da saúde vão fazer um mutirão de atendimento ambulatorial neste sábado (25) em João Pessoa para atender as pessoas que estão apresentando algum sintoma de câncer de cabeça e pescoço e estão esperando em uma fila para consulta. Os atendimentos vão acontecer a partir das 8h, no Hospital Napoleão Laureano, em Jaguaribe.

A ação faz parte da campanha Julho Verde, em alusão ao Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, em 27 de julho. Durante todo o mês estão sendo realizadas diversas mobilizações em todo mundo para alertar sobre o problema. A cor verde representa a saúde e a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço.

O câncer de cabeça e pescoço está entre os cinco mais frequentemente diagnosticados. Os mais comuns são o de boca, laringe e tireoide. O de boca e laringe é apresentado em maior número entre homens, segundo o Instituto Nacional do Câncer, perde apenas para o de próstata. Nas mulheres o de tireoide é o quinto mais comum.

Segundo o cirurgião de cabeça e pescoço Victor Perrusi, coordenador da campanha Julho Verde na Paraíba, o paciente deve buscar atendimento médico para casos de rouquidão, que persiste por mais de três semanas, assim como feridas na boca que demoram cicatrizar e caso perceba algum caroço ou nódulo que persista por mais de 15 a 20 dias.

“A campanha Julho Verde é extremamente importante para conscientizar as pessoas sobre como prevenir o câncer de cabeça e pescoço e também para o diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura”, enfatizou Victor Perrusi.

G1-PB