João Pessoa vai ganhar o primeiro Hospital Veterinário Público do Norte/Nordeste - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

João Pessoa vai ganhar o primeiro Hospital Veterinário Público do Norte/Nordeste

hospital pra cachorroJoão Pessoa será de forma pioneira nas Regiões Norte e Nordeste e um dos primeiros municípios do Brasil a construir e disponibilizar uma unidade de saúde para atender aos animais domésticos de propriedade da população mais pobre e que não possui recursos financeiros para pagar atendimento e serviços de um veterinário particular. O Hospital Veterinário Público Municipal de João Pessoa (HVPM) deverá ser construído e inaugurado ainda no segundo semestre deste ano.

“O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), me autorizou a anunciar que vai atender a esse pleito e que vai beneficiar a população mais pobre da cidade, favorecendo o bem-estar dos animais de estimação e contribuindo, também, para a saúde pública dos moradores da capital”, comemora o vereador pessoense Sérgio da Sac (PSL), autor de um Projeto de Lei Indicativo (PLI) que cria o Hospital Veterinário Municipal no âmbito do município de João Pessoa.

Sérgio informa que, assim que os trabalhos na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) forem retomados nesta quarta-feira (29), ele vai apresentar um requerimento solicitando uma audiência pública, a ser realizada com a participação de secretários e do próprio prefeito Cartaxo, para debater o assunto com os representantes de entidades protetoras dos animais que atuam na Região Metropolitana de João Pessoa. “O prefeito fará o anúncio oficial da construção do hospital nessa audiência e depois a administração irá definir o local da instalação da unidade e a exata previsão do início de seu funcionamento”, adianta Sérgio da Sac.

O Hospital Veterinário Público de João Pessoa, segundo o vereador Sérgio da Sac, irá priorizar o atendimento a pessoas que comprovem o recebimento de benefícios sociais, como o programa federal do Bolsa Família. “O hospital fará cirurgias gratuitas em cães e gatos, além de procedimentos como exames laboratoriais e de imagem; consultas em todas as especialidades veterinárias; tratamentos oncológicos e cirurgias variadas, inclusive de alta complexidade”, completa o vereador.

Sérgio da Sac adianta que, nos próximos dias, deverá viajar a São Paulo, onde já funcionam dois hospitais veterinários públicos. Uma dessas unidades fica localizada no Bairro do Tucuruvi, onde, para marcar a consulta, é preciso levar identidade, CPF e comprovante de residência. “Quando chegam à unidade com os bichinhos, os donos ou responsáveis são recebidos por uma psicóloga que transmite informações sobre o atendimento. Em seguida, o animal passa por uma triagem onde é avaliado. Se estiver entre as senhas distribuídas, deve aguardar para ser atendido. Caso contrário, se for uma emergência, o animal também é atendido, mas, se o pet não apresentar riscos deve retornar em outra data”.

No ano passado, em meados de agosto, a Câmara Municipal de João Pessoa, por iniciativa de Sérgio da Sac, realizou uma audiência pública que discutiu a implementação do Hospital Veterinário e um abrigo público para animais abandonados.

De acordo com dados de 2012, fornecidos pelo Centro de Zoonoses de João Pessoa, a unidade recebeu cerca de 9.159 animais e somente 1.487 foram adotados pela população diretamente ou em feiras promovidas pelo órgão. Os outros 7.672 foram sacrificados. “Anualmente, o número de animais mortos é muito superior ao número de adoções. É preciso conscientizar as pessoas que o centro de Zoonoses não é abrigo de animais. Por causa dessa realidade cruel, é necessária a implantação do Hospital Veterinário e, futuramente, um abrigo público”, ressalta Sérgio da Sac.

“Eu sempre disse que não irei sossegar enquanto não presenciar a construção desses empreendimentos tão necessários à nossa cidade”, repete o vereador.

 

Assessoria