Lei do deputado Dr. Aníbal Marcolino obriga a instalação de UTIs nas maternidades da Paraíba - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Lei do deputado Dr. Aníbal Marcolino obriga a instalação de UTIs nas maternidades da Paraíba

Dr anibal Marcolino 1212A chegada de um bebê sempre vem acompanhada de muita alegria, mas infelizmente em algumas situações, logo após o nascimento o recém-nascido precisa de cuidados especiais e tem que ser encaminhado a uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), gerando com isso preocupação nos familiares, principalmente se o hospital não disponibiliza o suporte necessário que o bebê requer.

Na maioria das vezes, o tratamento na UTI é indicado para bebês prematuros ou de baixo peso, como os que nascem com menos de 2,5 kg. Porém, qualquer recém-nascido pode precisar da UTI Neonatal. Os casos que exigem com mais frequência a internação na Unidade de Terapia Intensiva são os de bebês com dificuldades respiratórias, problemas cardíacos, icterícia ou que passaram por cirurgias.

Visando o bem-estar e preocupado com a saúde dos recém-nascidos, o deputado Dr. Aníbal Marcolino (PEN) criou uma lei que obriga a instalação de UTIs Neonatais nas maternidades da Paraíba.

De acordo com Dr. Aníbal com a UTI as famílias se sentem mais seguras, já que o recém-nascido não precisará ser deslocado para outra unidade de saúde, diminuindo desta forma o risco de mortalidade.

“Uma das características do período neonatal são as altas taxas de mortalidade devido ser uma fase de grande fragilidade e de alta propensão a ocorrência de sequelas muitas vezes incapacitantes e de longa duração. Com a instalação das UTIs há uma melhora significativa na recuperação e na qualidade de vida da criança e dos familiares” destacou o deputado.

Nessa fase tão delicada também é fundamental o carinho dos pais, que contribui de forma importante na recuperação do recém-nascido.

Assessoria