Lionel Richie será homenageado no Grammy 2016

lionel richieO cantor Lionel Richie durante o Henley Festival (Ian Gavan/Getty Images/VEJA)

O cantor americano Lionel Richie será homenageado como Personalidade do Ano na próxima edição do Grammy, que acontece em fevereiro de 2016, em Los Angeles. De acordo com o comunicado oficial, divulgado nesta terça-feira, a Academia Fonográfica afirma ter se rendido aos feitos criativos de Richie, vencedor de quatro gramofones dourados. A organização também elogiou seu “trabalho de caridade”, que vai da luta contra a Aids, a pobreza e o tráfico de seres humanos ao respeito aos direitos humanos.

“É um privilégio homenagear Lionel, cujos presentes musicais e atividades filantrópicas tocaram milhões de pessoas em todo o mundo”, destacou Neil Portnow, diretor da Academia americana e da Fundação MusiCares, que entrega este prêmio. A festa em sua homenagem será celebrada no sábado, 13 de fevereiro, dois dias antes da 58ª edição do Grammy, que contará com a presença de artistas como Pharrell Williams e Lady Antebellum.

 

Richie, de 66 anos, diz se sentir “muito orgulhoso” por receber este prêmio. “Pelo que sei, esta é a maior honra da indústria musical, pois significa que você tem uma carreira. Sobreviveu à travessia”, afirma o cantor.

Mago do soul, do funk, do R&B, entre outros gêneros, Richie é intérprete de canções famosas, comoTruly, Hello, All Night Long, You Are, Dancing On The Ceiling e Endless Love, esta última em dueto com Diana Ross. No ano passado o homenageado foi Bob Dylan, em cerimônia da qual participaram Neil Young, Norah Jones e Tom Jones, entre outros colegas de profissão.

(Da redação e France-Presse)