Liverpool x Tottenham: final à moda inglesa na Champions

Liverpool x Tottenham: final à moda inglesa na Champions

O futuro vencedor da Liga dos Campões da Europa 2018/2019 terá uma bela história para contar. Seja ele qual for. A glória pode ser dada ao Liverpool, vice-campeão na edição anterior. Dono de uma das reviravoltas mais emocionantes dos últimos anos do torneio, na goleada por 4×0 protagonizada diante do Barcelona, na semifinal, em Anfield. O título da Liga acabaria com um jejum de quase 15 anos sem levantar a “Orelhuda”. Feito que, provavelmente, passaria pelos pés de Salah, Mané ou Roberto Firmino.

Ou então o troféu pode ter um dono inédito. O Tottenham de Harry Kane, artilheiro que estava lesionado e volta justamente na partida mais importante da história dos londrinos. O Tottenham de Lucas, brasileiro que saiu de preterido no Paris Saint-Germain para herói da classificação dos ingleses na decisão, ao marcar três gols na semifinal contra o Ajax. Não faltam méritos aos finalistas, mas apenas um sairá de Madri campeão neste sábado. A partida acontece às 16h (Brasília).

Outros dois personagens emblemáticos da decisão estarão à beira do gramado. O alemão Jürgen Klopp, 51, e o argentino Mauricio Pochettino, 47, expoentes de uma nova geração de treinadores, buscam no estádio Wanda Metropolitano, em Madri, o primeiro título da Champions League de suas carreiras. No comando do Liverpool, Klopp tenta dar ao clube inglês seu sexto troféu do torneio, enquanto o Tottenham de Pochettino chega à decisão pela primeira vez. No caso do argentino, a conquista com o clube de Londres representaria seu primeiro troféu como treinador.

Já o alemão foi bicampeão da Bundesliga com o Borussia Dortmund, mas ainda persegue uma glória europeia. Duas vezes vice-campeão da Champions, uma delas na última temporada, perdendo a decisão para o Real Madrid, Klopp tenta, enfim, garantir uma taça do torneio para colocar em seu currículo.

Em relação ao time do Liverpool, há a expectativa sobre a presença do brasileiro Roberto Firmino. Ausente das últimas partidas de sua equipe devido a uma lesão no músculo adutor, o atacante “está pronto” para a final, disse Jürgen Klopp, que evitou, porém, cravá-lo no time titular. “Sim, ele está pronto. Que ele comece a partida é outra coisa”, declarou o técnico nesta sexta-feira na coletiva de imprensa antes do duelo de sábado no estádio Metropolitano de Madrid.

Outros destaques brasileiros são o volante Fabinho e o goleiro Alisson, ambos finalistas da Champions League logo na primeira temporada com o Liverpool. O arqueiro, inclusive, poderá se juntar a um seleto grupo: o de goleiros brasileiros campeões da competição. Dois arqueiros do país tiveram a oportunidade de levantar a taça da competição europeia: Dida, com o Milan, em 2003 e 2007, e Julio Cesar, com a Inter de Milão, em 2010.

Enquanto Jürgen Klopp faz mistério sobre a escalação de Roberto Firmino, Mauricio Pochettino adota a mesma postura no Tottenham. A dúvida é gerada a respeito da eventual participação de Harry Kane. “Apenas pode-se escalar 11 jogadores, essa é a situação mais dolorosa. Deve haver respeito com os jogadores que serão escolhidos.

É sempre uma decisão difícil, mas faz parte do meu trabalho”, disse o argentino de forma evasiva, pouco antes da atividade de sexta, que contou com a presença do centroavante inglês. Se Harry Kane não jogar, o brasileiro Lucas Moura deve permanecer no time que inicia a partida. O ex-jogador do São Paulo foi o principal responsável por classificar os Spurs para a final. Foi ele o autor dos três gols da virada do Tottenham sobre o Ajax, em Amsterdã, pela semifinal.

Transmissão

Pela primeira vez em dez anos, a final da competição de clubes mais importante do mundo não terá transmissão em TV aberta no Brasil. A Globo se recusou a fazer propostas de compra dos direitos para o contrato que começou em 2018 e vai até 2021. A última vez que a emissora não exibiu o jogo foi em 2008. A partida que define o campeão europeu neste sábado terá transmissão para o Brasil pela internet, na página do Esporte Interativo no Facebook, e na TNT, canal do grupo Turner, em TV fechada.

Ficha técnica

Liverpool: Alisson; Alexander-Arnold, Matip, Van Dijk e Robertson; Milner, Henderson (Fabinho) e Wijnaldum; Salah, Firmino e Mané. Técnico: Jurgen Klopp (ALE)

Tottenham: Lloris; Trippier, Alderweireld, Vertonghen e Rose; Winks (ou Wanyama), Sissoko; Dele, Eriksen, Son; Kane. Técnico: Mauricio Pochettino (ARG).

Local: estádio Wanda Metropolitano (Madri)
Horário: 16h. Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia). Transmissão: Esporte Interativo (Facebook) e TNT

Folha de Pernambuco