Luiz Couto se recusa a assinar documento da bancada PB que reivindica a Temer obras da transposição

luizcouto-impeachment (1)A bancada federal da Paraíba resolveu se unir e cobrar do presidente interino Michel Temer (PMDB) compromisso com as obras de transposição do Rio São Francisco. Dos três senadores e doze deputados federais, Luiz Couto (PT), aliado de primeira hora da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), foi o único parlamentar que se recusou a assinar o documento.

Os deputados Damião Feliciano (PDT) e Wellington Roberto (PR), que ao lado de Couto votaram contra o impeachment da petista, deixaram as divergências políticas de lado e fortaleceram a reivindicação do estado junto ao governo federal.

No documento, a bancada paraibana, comandada pelo deputado federal Benjamin Maranhão (SD), lembrou que a população enfrenta uma das maiores crises hídricas de sua história e precisa, com urgência, das águas da transposição do São Francisco.

“A população nordestina tem sede de justiça social e de infraestrutura hídrica para sua subsistência em um instante que enfrenta a maior estiagem de todos os tempos”.

Mais cedo, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) pediu diretamente ao presidente Michel Temer a construção de adutoras de engate rápido como solução emergencial para a grave situação de desabastecimento que afeta a região de Campina Grande. De acordo com o parlamentar, o peemedebista se comprometeu a encaminhar o pleito ao Ministério da Integração Nacional para a adoção de providências urgentes.

De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), 49 reservatórios da Paraíba estão em situação crítica por ter menos de 5% de sua capacidade total e 32 estão em observação, por ter um volume inferior a 20%.
O açude Epitácio Pessoa, que abastece a região de Campina Grande, está com 9,6% de sua capacidade total e a previsão é de que chegue a 5% até o fim do ano, o que deve provocar um revezamento no abastecimento da cidade que já enfrenta um racionamento de água.

documento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Blog do Gordinho