Lula pretende fazer caravana pelo país caso seja solto, diz jornal

O ex-presidente Lula está preso desde abril de 2018 e se recusa a ir ao semiabertoSérgio Lima/Poder360

Diante da possibilidade de ser solto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já teria dito para aliados que pretende viajar pelo Brasil para pacificar o ambiente político no país. As informações foram divulgadas neste domingo (20.out.2019) pelo jornal Folha de S.Paulo.

Segundo a publicação, Lula estaria adotando 1 discurso de  unificação nacional e de fim da polarização política, amplificada depois das eleições de 2018.

Nesta semana, o STF (Supremo Tribunal Federal) volta a discutir o posicionamento da Corte sobre quando uma pessoa condenada pode ser presa.

Caso o Supremo decida que a prisão deve ser cumprida depois do trânsito em julgado – quando todos os recursos forem esgotados– a decisão beneficia Lula.

O petista está preso desde abril de 2018. Cumpre pena no caso do Triplex de Guarujá. A depender da decisão do STF, poderá voltar para casa. Nesse caso, o petista ficaria livre até que todos os seus recursos fossem julgados –e isso demoraria anos.

De acordo com a Folha, na hipótese de ser solto, aliados defendem que Lula será fundamental para o PT nas eleições municipais de 2020.

Ainda que consiga a liberdade no caso do Triplex, o líder petista ainda enfrenta condenação, em 1ª instância, no caso do sítio de Atibaia (SP), no qual pode cumprir 12 anos e 11 meses de prisão.

Poder360