Maconha evita que câncer se espalhe, diz estudo; entenda - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Maconha evita que câncer se espalhe, diz estudo; entenda

MaconhaÉ quando o câncer se espalha pelo corpo que o bicho pega – fica ainda mais difícil conter a evolução da doença. Mas agora cientistas da Califórnia parecem ter encontrado um remédio capaz de frear esse processo de metástase em vários tipos de câncer. E ele está escondido dentro da planta damaconha.

Mais precisamente num composto da erva chamado cannabidiol, que não tem nenhum efeito psicoativo. Num teste de laboratório, os pesquisadores Pierre DesprezSean McAllister aplicaram a substância em células com altos níveis de ID-1, umgene cancerígeno responsável pela metástase. E aí as células pararam de se reproduzir loucamente. Ou seja, voltaram ao normal.

No início, os testes foram feitos apenas em tumores de mama. Mas deu tão certo que os pesquisadores passaram a testar em outros tipos agressivos de câncer, como o de cérebro ou próstata. E funcionou. O próximo passo é fazer o teste em humanos.

Só um alerta: nesse caso, fumar maconha não ajuda em nada. Para surtir efeito, aconcentração de cannabidiol precisa ser bem maior do que a encontrada em umbaseado.

Super Interessante