Mais de 4 mil pescadores da Paraíba ganham chance de aprender a ler e escrever - :: Paraiba Urgente :: Portal de Notícias

Mais de 4 mil pescadores da Paraíba ganham chance de aprender a ler e escrever

Já estão em curso as primeiras aulas do programa ‘Pescando Letras’, que pretende alfabetizar 4080 pescadores de todos os recantos da Paraíba. Tendo como gestora a superintendência federal da Pesca no Estado, o Ministério da Pesca – em parceria com o Ministério da Educação e o Governo Estadual – realizou o treinamento de 48 coordenadores e 235 professores para cumprirem a missão.

“Nosso maior sonho é ver um dia um pescador doutor”, declarou o superintendente Samuel Lemos.

De acordo com o representante federal da Pesca no Estado, a princípio o curso terá a duração de oito meses. Contudo, explica Lemos, o programa se estenderá o quanto for necessário, até que todos os pescadores paraibanos tenham passado por uma sala de aula e aprendido a ler e escrever.

Reconhecido como um dos grandes ‘patronos’ do projeto no Estado (pela intransigência com que lutou pela efetivação do plano), o deputado Jutay Meneses (PRB) não escondeu sua satisfação com o início das aulas.

“É indescritível a sensação de ver seus esforços materializados na realização de sonhos. Quantos esperaram anos pela chance de voltar à sala de aula, ou mesmo entrar nela pela primeira vez? Não podemos construir uma democracia com homens sem acesso ao conhecimento. A leitura vai abrir um mundo novo aos nossos soldados da pesca”, afirmou Meneses, que arrematou: “Não há liberdade quando se está aprisionado na ignorância”.

Assessoria